Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Encontro de agroecologia vai reunir mais de 100 agricultores em Entre Rios do Oeste

Público terá palestra com professor da USP e participará de oficinas diversas. Técnicos de Itaipu ensinarão a cultivar plantas alimentícias não convencionais

  • 29/08/2017
  • Foto(s): Paula Giolito / Agência O Globo
Encontro de agroecologia vai reunir mais de 100 agricultores em Entre Rios do Oeste

Cerca de 100 agricultores da região Oeste do Paraná participam, nesta quinta-feira (31), da 8ª edição do Encontro Regional de Agroecologia na Estação Experimental Prof. Alcebíades Luiz Orlando (antiga base Náutica), em Entre Rios do Oeste (PR).

O espaço é semelhante à Vitrine de Agroecologia montada no Show Rural Coopavel por várias instituições, entre elas, a Itaipu.

O encontro é promovido com apoio da binacional, que também levará seus técnicos ao local para explicar aos agricultores como cultivar plantas alimentares não convencionais (pancs) e plantas medicinais.

A oficina de Itaipu será às 10h30 e às 14h.

Além dos agricultores, devem participar profissionais que atuam com agroecologia na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e líderes comunitários.

A organização é do Comitê Gestor de Agricultura Sustentável da Bacia do Paraná 3 (BP3), com suporte da própria Itaipu, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (Capa), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Gebana Brasil.

Programação

O encontro foi dividido em dois dias, 30 e 31 de agosto. Na quarta-feira (30), a programação é direcionada aos profissionais da área, estudantes e lideranças da comunidade.

São esperadas 80 pessoas no primeiro dia. Na quinta-feira (31) é que acontece a parte mais prática, voltada aos agricultores da região.

A expectativa é de 120 participantes.

Temas relacionados à promoção da agricultura sustentável pautam todo o encontro.

Às 9h30 de quinta-feira, os agricultores poderão acompanhar a palestra Agroecologia no cotidiano da humanidade: mitos, desafios e encontros no século 21, proferida pelo professor Carlos Armênio Khatounian, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

Na sequência, às 10h30 acontecem as oficinas temáticas, que serão repetidas às 15h30. Os temas são formigas cortadeiras (Unioeste); sistemas agroflorestais (Capa e Biolabore); apicultura e meliponicultura (Biolabore); homeopatia animal e vegetal (Emater, Capa e Biolabore); avicultura caipira (Capa); alimentos alternativos na produção de leite (Unioeste); plantas de cobertura do solo e sementes crioulas (Iapar); e plantas medicinais e alimentícias não convencionais (Itaipu).

Uma feira de sementes e de agrobiodiversidade será montada para o público, das 12h às 14h.

Agroecologia chega a milhares de famílias

Desde 2002, Itaipu incentiva a agroecologia do Oeste, a partir do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável.

Ao todo, as instituições acompanham 2.600 famílias de agricultores – 1.500 deles por meio dos convênios de Itaipu com o Capa e a Biolabore; 750 diretamente pela Biolabore e 400 pelo Emater.

Fonte: Imprensa Itaipu