Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Refúgio de Itaipu terá o dobro de vagas para visitantes verem oncinha no feriadão

  • 13/04/2017
  • Foto(s): Rubems Fraulini/Itaipu Binacional
Refúgio de Itaipu terá o dobro de vagas para visitantes verem oncinha no feriadão
Não vai ter coelhinho na Itaipu, mas vai ter oncinha. O Refúgio Biológico Bela Vista terá mais que o dobro de vagas para que os turistas possam ver a bebê-onça no feriado prolongado de Páscoa (14 a 16 de abril). 

Por dia, serão oferecidas até 240 vagas, 60% mais do que em ocasiões normais, quando são oferecidas 150. Itaipu espera receber 7 mil turistas durante o feriadão. Para atender a demanda, todo o efetivo do Complexo Turístico Itaipu trabalhará neste período.

Apesar do aumento, serão mantidas as seis saídas diárias para o Refúgio durante o feriado. Os horários são às 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. O que muda é o tamanho dos grupos. De 25 pessoas, passam para 40. Os visitantes são acompanhados por um monitor e um auxiliar.

Esta é a primeira semana de visitação para ver a nova estrela do Refúgio. Desde segunda-feira (10), ela e sua mãe, Nena, ocupam o recinto do circuito turístico. A expectativa é que a dupla atraia mais gente à reserva ambiental no feriado.

Na terça-feira (11), o cobrador de ônibus Jacir Raupp, 35 anos, aproveitou seu dia de folga de para ir com a esposa e as três filhas pequenas conferir a oncinha de perto. ???As meninas viram as duas numa reportagem na TV  e ficaram loucas para fazer a visita???, disse. ???Tivemos que trazê-las. Elas estavam muito empolgadas???, completou a mãe, a dona de casa Aline Tatiane Reis, 25 anos, acompanhada de Yasmim, 6 anos;

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, embora a reprodução em cativeiro das onças-pintadas tenha sido difícil ??? a formação do casal reprodutor em Itaipu levou quase 14 anos para acontecer ??? a experiência de ver a oncinha e a mãe ???é fantástica???. ???Vemos refletida a emoção do resultado positivo em cada técnico e veterinário que participou desse trabalho. Acho que os turistas sentirão essa mesma emoção???, concluiu.

???A oncinha é uma belezinha. Meu coração bateu até mais forte quando cheguei aqui???, disse a estudante Letícia de Mammann Passoni, 11 anos, ao visitar o Refúgio na última terça-feira (11).

Outros passeios

A Visita Panorâmica, a mais procurada pelos turistas, terá saídas a cada 15 minutos. Para o Circuito Especial foram abertos horários extras às 9h e 14h30, além da programação normal (8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h).

O visitante poderá acompanhar a Iluminação da Barragem, nas noites de sexta-feira e de sábado.

Ao longo do feriadão, o turista também pode aproveitar os atrativos do Porto Kattamaram, com o restaurante e o passeio de barco pelo lago de Itaipu, e o Ecomuseu. No local, as exposições temporárias de Alice Ruiz e de Paulo Leminski oferecem uma opção a mais para o turista. 

Entrada gratuita

A visita no Refúgio Biológico não é cobrada dos moradores de municípios da região trinacional e lindeiros ao Lago de Itaipu. O benefício também vale para a Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Polo Astronômico e Ecomuseu. O desconto é de 50% para o Circuito Especial, Porto Kattamaram e estacionamento no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu.

Para ter direito ao benefício é preciso apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante em nome dos pais. Mais informações sobre os atrativos turísticos de Itaipu e reservas no site www.turismoitaipu.com.br.

Fonte: Imprensa Itaipu

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533