Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Moradores protestam contra implantação de unidade prisional no perímetro urbano

  • 26/03/2017
  • Foto(s): Reprodução G1
Moradores protestam contra implantação de unidade prisional no perímetro urbano

Moradores de Toledo  protestaram neste sábado (25) contra a construção de um presídio no município. O grupo se reuniu pela manhã em frente à rodoviária e seguiu em passeata até o Centro da cidade. Eles pedem a revogação do decreto que autoriza a instalação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na área urbana da cidade.

Neste tipo de modelo de unidade prisional, os detentos são responsáveis pela própria segurança e organização de atividades laborais, entre outras, sem que haja a presença de policiais ou agentes penitenciários, apenas de monitores sem armas. O objetivo é incentivar a socialização dos condenados por meio do trabalho e do bom comportamento.

No Paraná, um dos modelos de Apac é a de Barracão, no sudoeste. Levantamentos apontam que de cada 100 presos submetido a este regime, 90 deixam as unidades com alguma profissão e aptos a trabalhar.

???A gente não é contra. Sabe que é necessário, que os presidiários devem ter uma segunda oportunidade de se ressocializar. A gente só não quer que seja construído no perímetro urbano, próximo das nossas casas???, comentou o bancário Vicente Pellens.

O terreno cedido pela prefeitura fica em uma área industrial no Jardim Anápolis.

A prefeitura recebeu mais de 30 cartas de apoio de igrejas, associações, universidades e empresas que apoiam o projeto.

Quanto à localização da unidade que terá capacidade para 40 detentos, o vice-prefeito, Tita Furlan, acredita que funcionaria melhor dentro da cidade.

????? uma área que fica próxima à BR e ao lado de uma indústria, que já se dispôs a futuramente oferecer trabalho para os que serão encaminhados para lá. Isso também facilitará o deslocamento daqueles voluntários que quiserem ajudar. Se cogitarmos em instalar em uma área do interior do município toda a logística para fazer funcionar este equipamento público será muito mais difícil???, destacou.

Fonte: G1 - Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533