Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saque do FGTS aumentou intenção de consumo dos paranaenses

  • 24/03/2017
  • Foto(s): Massa News
Saque do FGTS aumentou intenção de consumo dos paranaenses
A intenção de consumo dos paranaenses aumentou com a liberação do saque das contas inativas do FGTS. A perspectiva positiva se repete também quando considerados os índices nacionais.

O dado faz parte do levantamento Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Fecomércio PR. O indicador referente à intenção de consumo está em 95 pontos neste mês, que corresponde a uma alta de 0,7% com relação a fevereiro e aumento de 7,1% na comparação com março de 2016.

Em âmbito nacional, o indicador está em 78,2 pontos, variação positiva de 1,4% no mês d acréscimo de 0,9% em comparação com o ano passado.

A Perspectiva de Consumo, outro indicador do levantamento Intenção de Consumo das Famílias, também registrou alta. Entre março e fevereiro, o aumento foi de 19,2% e 52,8% em relação ao mês de março do ano passado. A liberação do saque do FGTS é apontada novamente como fator que contribuiu com o aumento.

Sem dívidas
Apesar da intenção do consumo estar em alta, oito em cada 10 paranaenses estão endividados e a maioria pretende utilizar o extra do FGTS para saldar as dívidas. Isso se refletiu no quesito que avalia a compra de bens de maior valor agregado e que demandam parcelamento, que diminuiu. 

O levantamento apontou ainda que os paranaenses estão mais seguros em relação ao trabalho, contam com melhor renda familiar e têm mais acesso ao crédito.

Fonte: Massa News