Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Acusado de estrangulamento é absolvido em júri popular

  • 18/03/2017
  • Foto(s): Guia Medianeira
Acusado de estrangulamento é absolvido em júri popular
Nesta sexta-feira (17), o julgamento de Rafael Eduardo Borges foi realizado no Fórum Municipal de Medianeira. 
 
 
O réu foi acusado de homicídio, na data de 13 de dezembro de 2007, quando foi localizado em sua residência, na Rua Sergipe n° 3636, Bairro Itaipu, o corpo de Daniela Araújo. 
 
Apurou-se que o denunciado agiu mediante dissimulação, e que no dia 12 de dezembro de 2007 entrou em contato com a vítima, simulando um encontro e convidando-a para jantar. Consta ainda, que através de meio cruel, Rafael utilizou uma corda fina, de cor branca, para estrangular Daniela. 
 
Foram ouvidos os polícias que atenderam a ocorrência, explicando em que condições encontraram o local em que o corpo foi encontrado. 

Familiares do acusado também testemunharam, falando sobre como ficaram sabendo do ocorrido e sobre a personalidade do réu, que segundo eles sempre foi calmo e tranquilo. 
 
O depoimento mais importante do julgamento, foi do Médico Mauro Mota, que trabalhou no IML durante oito anos, em seu parecer médico legal, ele afirmou que não havia sinal de estrangulamento, e sim de enforcamento. 
 
A defesa usou como pilar a diferenças entre estrangulamento e enforcamento, já que em seu depoimento Rafael diz ter ido tomar banho e ao retornar ao se quarto, encontrou a vítima pendura em uma corda. 
 
Estrangulamento é quando se usa de força para fazer com que a pessoa pare de respirar, causando constrição nas vias áreas e levando a óbito. 

Enforcamento é quando o peso da vítima causa essa constrição, geralmente é causado pela própria vítima, apontado como suicídio.
 
Em conclusão, o representante do Ministério Público no caso, o Promotor Heric Stilben indicou também a absolvição do réu, por concordar que o ocorrido foi um enforcamento, estabelecido no parecer médico, e não um estrangulamento. 
 
A defesa também sustentou a tese de suicídio, que foi comprovado através de parecer médico e diante dos fatos apresentados.
Após o testemunho de todos os envolvidos, o júri popular decidiu pela absolvição do réu, por acreditar que a vítima havia cometido suicídio, e o réu havia escondido o corpo de Rafaela em uma sacola de plastico para guardar equipamentos de bicicleta, por ser retraído e não conseguir pedir ajuda. 
 
Na época, por indicação de um advogado o acusado fugiu. 
 
O advogado principal do caso, Mauricio Machado Fernandes conversou com a equipe do Guia Medianeira e esclareceu o posicionamento da defesa e a decisão do julgamento: 
 
"Absolvição do Rafael conclui uma investigação, um processo, aonde o embate estabelecido pela acusação e defesa era, justamente, definir se a forma de violência que aconteceu com a Daniela seria estrangulamento, como diria o Ministério Público, ou enforcamento, como dizia defesa. 
 
A diferença básica disso corresponde ao tipo de energia que produz essa violência. 
 
No enforcamento o que causa a morta é o próprio peso da vítima, contra uma corda, ou algo que possa causar a constrição das vias áreas superiores. 
 
No estrangulamento, não, nós temos algum mecanismo há produzir a constrição das vias áreas superiores por força humanas, isso é alguém a matar alguém. 
 
O cabo do processo é que tanto a acusação, com uma interpretação muito apurada da medicina legal, conseguiu separar bem a distinção técnica do que é estrangulamento do que é enforcamento. 
 
E já direcionou em sua fala o pedido de absolvição de Rafael, porque entendeu não estar presente o estrangulamento e sim o enforcamento, e isso não seria responsabilidade de Rafael. 
 
Isso compactua com a tese defensiva e os jurados acabaram acolhendo essa situação que culmina na absolvição dele. 
 
Algo importante de todo júri é o seguinte, a família de Rafael está satisfeita com o resultado, mas não podemos esquecer-nos da Daniela. Um júri como esse não tem ganhador nem perdedor, sempre existem vários perdedores, porque Daniela ainda não tem uma resposta, não sabemos ao certo o que aconteceu com ela, tudo caminha para que por ideia dela por motivos não esclarecidos, tirou a própria vida, e isso ainda pesa e isso nos faz sentir muito por ela e pela família. Nós advogados de defesa sempre nos lembramos disso, então é importante ter um respeito muito grande por Daniela, seja lá quais causas levaram isso a acontecer.
 
Foi feito um parecer médico legal pelo Doutor Mario Motta, que é um profissional que trabalhou durante oito anos no IML, esclarecendo que na visão dele como médico, identificamos no processo enforcamento, o que bate com a visão dos médicos legistas, na visão dele o enforcamento tem características de suicídio, e ele explicou ponto a ponto por que. 
 
Em termos de prova no processo, ficou demonstrado que foi suicídio, é triste, é de pesar, é de levar tudo isso em consideração. Nosso sistema funciona assim", conclui o advogado. 
 
Em conversa com familiares de Rafael, os mesmos dizem se sentir injustiçados e citam que agora o processo de recuperação do mesmo será longo. Ele permaneceu dois anos em convívio com presos perigosos, o que pode causar danos psicológicos irreparáveis.

Fonte: Guia Medianeira

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533