Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Inédita na região, Unidade Experimental de Sistema Agroflorestal é criada em Santa Helena

  • 14/03/2017
  • Foto(s): Assessoria
Inédita na região, Unidade Experimental de Sistema Agroflorestal é criada em Santa Helena

Uma proposta inédita é trabalhada em Santa Helena através da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná ??? Biolabore. Trata-se do Sistema Agroflorestal que tem como principal objetivo recuperar áreas degradadas através do plantio em consorcio de espécies comerciais com espécies arbóreas que minimizam limitações de terreno, degradação do solo e aperfeiçoa a produtividade.

Nos dias 09,10 e 11, os técnicos da Biolabore que atuam nos projetos de assistência técnica e extensão rural do Governo Federal e Itaipu Binacional, passaram por uma capacitação.  A prática de manejo foi trabalhada no Rancho Biolassi na Linha União, de propriedade do cooperado Lindomar Assi. O instrutor, produtor rural e engenheiro agrônomo, Romulo Araújo de Brasília que trabalha com o sistema desde 2008, em sua propriedade, trouxe informações para a produção de hortaliça e fruta utilizando o método agroflorestal.

A ideia foi implantar um sistema para obter lucro, mas principalmente para transformar a área em uma unidade para teste e validação do uso da tecnologia no Oeste, para que possam compartilhar experiências e conhecimento gerado na unidade aos agricultores interessados.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Biolabore, Daniel Mol, após a implantação da área, os técnicos buscarão novos cursos para treinar os produtores rurais e profissionais de Santa Helena e região.

SONORA 1

O sistema Agroflorestal foi inserido no Brasil em 1982 pelo agricultor e pesquisador suíço, Ernst Gotsch. Seus alunos estão repassando a tecnologia para todo o país. O diferencial do método é enxergar o sistema agrícola como um agrossistema observando as conexões que existem entre as plantas, principalmente trabalhando com os princípios que se encontram na natureza que são a sucessão natural e estratificação, a ocupação vertical da área.

Segundo Romulo Araújo, as hortaliças e as frutíferas foram inseridas em uma área juntamente com demais árvores que irão fornecer a biomassa, ou seja, produzirá o alimento, tudo na mesma área, diminuindo o uso de insumos, de irrigação e principalmente dos defensivos agrícolas criando resiliência ao sistema.

SONORA 2

Essa é a primeira área no Oeste do Paraná de caráter experimental.  Segundo Araújo é um consórcio de frutíferas com extratos diferenciados da floresta:

SONORA 3

Um dos participantes do curso, o técnico em agropecuária, Rafael de Souza que trabalha com plantas medicinais na região, avalia o curso como importantíssimo para o Oeste, pois acredita que agrega valor na economia do produtor, auto sustentação e uma produção saudável.

SONORA 4

O engenheiro Romulo Araújo conta que a região de Santa Helena possui uma das melhores terras que já encontrou e o sistema vai funcionar com experiências maravilhosas de produção. O principal objetivo dessa unidade experimental é aprender na prática, compartilhar essas experiências e capacitar pessoas que multipliquem ao longo da região:

SONORA 5 

O que é a Biolabore?

A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná está localizada no Centro Avançado de Pesquisas (CAP) de Santa Helena na Rodovia 497, Linha Novo Paraíso, Santa Helena/PR. Atualmente possuí 72 cooperados um grupo multidisciplinar de Engenheiros Agrônomos, Agrícolas, Químicos e Ambientais, Zootecnistas, Médicos Veterinários, Biólogos, Administradores, Turismologos, Geógrafos, Sociólogos, Economistas, e Advogados e técnicos agropecuários, com formações de nível técnico, superior, pós-graduados (mestres e doutores). Tem como missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável e uma visão de ser referência na elaboração e atuação em projetos sustentáveis no Brasil. Atualmente são mais de 1800 agricultores assistidos em 54 municípios atendidos.

Fonte: Alex Moreno/Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533