Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tudo o que as mulheres deveriam saber sobre o câncer de cólon

  • 24/02/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Tudo o que as mulheres deveriam saber sobre o câncer de cólon
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de cólon ou colorretal afeta de 10 a 15% do total da população mundial, ficando logo após o câncer de pulmão no que se diz respeito à incidência.

Um dado que devemos considerar é que a quantidade de câncer de cólon e de pulmão em mulheres está aumentando. No entanto, é preciso estar ciente que determinados tipos de enfermidades não estão relacionadas com um único tipo de gênero.

Hoje, no nosso espaço queremos deixar essa informação, que sem dúvida será de grande utilidade.

Câncer de cólon na mulher

O câncer de cólon ou colorretal afeta, em sua maioria, pessoas maiores de 50 anos. Porém, em 10% dos casos ele pode aparecer em pessoas mais jovens.

De fato, existem casos de jovens com pouco mais de 20 anos afetados pelo câncer de cólon.

Até recentemente, a incidência era maior no gênero masculino, porém há alguns anos os médicos vêm alertando sobre um aumento de taxa de mulheres afetadas pelo câncer de cólon.

Apesar das causas serem desconhecidas, fatores como tabaco ou determinados estilos de vida podem resultar em uma elevação na incidência.

No entanto, deve-se notar que, atualmente, não se sabe exatamente o que causa essa doença, já que em certas ocasiões, como dissemos anteriormente, pode afetar pessoas muito jovens e com um estilo de vida saudável.

A seguir, apresentaremos uma série de dados que convêm conhecer e considerar.

O que é o câncer de cólon ou colorretal?

O câncer de cólon se origina no cólon e reto. Seu início é quase sempre o mesmo: crescimento anormal no revestimento do cólon na forma de um pequeno pólipo.

Os pacientes podem viver com esses pequenos pólipos durante anos sem ter qualquer sintoma porém, correm o risco de que as células acabem mutando para células cancerosas cujo principal sintoma é o sangue nas fezes.

O mais comum é que apareçam dois tipos de pólipos:

Pólipos adenomatosos (acabam mutando para câncer).

Pólipos inflamatórios e pólipos hiperplásicos: são os mais comuns e não mutam para células cancerosas.

Se sou mulher, quais os sintomas de câncer de cólon que podem aparecer?

Os sintomas do câncer de cólon em homens e mulheres são os mesmos. A única diferença está em que, as mulheres não chegam a dar-lhe muita importância ou os confundem com outras causas por certas razões.

??pocas de constipação e diarreias: Temos que levar em conta que, no geral, esse tipo de transtorno é mais comum nas mulheres, e por isso elas levam mais tempo para ir ao médico.

Cansaço e pouca energia: Um sintoma também muito característico na mulher.

Inchaço abdominal, sensação de peso, digestões lentas???

O câncer de cólon pode apresentar sangue nas fezes. Além disso, se vemos que as fezes estão muito finas, é uma característica que já deveria nos convencer para irmos ao médico.

Temos que levar em consideração que, em algumas ocasiões, o sangue nas fezes não é percebido a olho nu. No entanto, podemos sofrer de anemia. Que num primeiro momento poderíamos associar a outras causas, mas que poderia ser uma enfermidade mais grave sendo encoberta.

Cabe salientar também que muitos desses sintomas podem estar envolvidos com outras doenças como a colite, uma alergia, úlceras, problemas com vesícula biliar???. Basta ir ao médico e tirar suas dúvidas.

Fonte: Melhor com saúde

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533