Polícia Federal, em conjunto com a Anvisa, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, desencadeou a operação Tabaco em Foz do Iguaçu. O foco da operação foi produtos de narguilé comercializados no município. Uma pessoa foi presa.
Foi realizada na manhã de hoje (17) no auditório da Polícia Federal, uma coletiva para falar sobre a Operação Tabaco desencadeada em Foz do Iguaçu. A operação não estava planejada e aconteceu após a polícia notar a quantidade de apreensões de produtos para narguilé na ponte internacional da Amizade, fronteira Brasil/Paraguai.
Ao todo, oito estabelecimentos que comercializam produtos para narguilé foram vistoriados, e em todos foram encontradas irregularidades. Muitas essências foram apreendidas sem nota fiscal. Além disso, foram registrados problemas envolvendo a publicidade dos produtos e até mesmo alvarás de funcionamento dos comércios.
Em uma das vistorias, a polícia chegou a encontrar esta arma de fogo com seis cartuchos intactos. Uma pessoa foi detida. Segundo o delegado da Polícia Federal, os proprietários destes comércios podem responder pelo crime de contrabando que tem a pena de 2 a 5 anos de reclusão.
Sobre os comércios fiscalizados, a Anvisa vai notificar a vigilância sanitária local. A operação deve se estender para outras regiões de fronteira no país. Também não se descarta a possibilidade de mais ações como esta em Foz do Iguaçu.
Fonte: Catve