Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Problemas de saúde causados pelo uso do celular

  • 15/02/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Problemas de saúde causados pelo uso do celular
A vida sem o celular nos parece inimaginável. Quando viajamos nos perguntamos como as pessoas se orientavam sem a existência do GPS, ou como ficavam sem as mensagens instantâneas.

Já não precisamos de uma estante para a enciclopédia, porque no celular já temos  a maior fonte de informação da história.

No entanto, seu uso generalizado tem provocado dúvidas sobre quais problemas de saúde aparecem com o uso do aparelho.

A maioria dos artigos giram em torno das ondas eletromagnéticas. Nos parece muito suspeito que um dispositivo com tanto poder seja inofensivo.

A verdade é que as ondas representam um perigo para o nosso organismo. Estas entram em nosso corpo através do ouvido e da pele.

Quando estão dentro de nós, estas ondas alteram e enfraquecem a funcionalidade das células. Por isso, recomenda-se o uso de fones.

No entanto, o emprego do celular traz outras complicações e muito mais imediatas.

?? necessário conhecê-las e saber preveni-las.

Por isso, mostraremos as mais significativas e proporemos algumas recomendações para freá-las.

Problemas de saúde que o uso do celular traz

Ansiedade

O ideal é desativar as notificações durante algumas horas do dia. Deste modo, além de se desfazer desse estado de inquietude, você se acostumará a realizar atividades sem recorrer ao dispositivo.

Se o celular for uma ferramenta de trabalho, tente fazê-lo também. Não é bom estar 24 horas do dia no escritório. 

Dores articulares e musculares

Não é uma das respostas que buscamos quando pensamos nos problemas de saúde que o celular causa, mas estes são os mais recorrentes.

Quando estamos escrevendo ou lendo, colocamos a coluna, o pescoço e os braços em tensão. E repetimos os mesmos movimentos com o pulso e os polegares.

Como consequência, gera-se dor nessas áreas que acabam se convertendo em lesões, algumas inclusive crônicas.

Recomendamos racionalizar o uso do telefone, ao mesmo tempo em que aumenta a prática de esportes. 
As notificações dos smartphones nos mantêm em constante alerta. Sempre existe uma mensagem que não tenhamos visto, um e-mail não lido ou chamada para retornar.

A rede gera tal quantidade de conteúdo que nunca deixa de ter algo interessante.

Isso provoca um estado de estresse considerável, que nos obriga a estar dependente do telefone de uma forma de que até um tempo atrás era impensável.

Na verdade, recorremos a ele com uma frequência de minutos.

Um dos mais adequados para este caso é a natação. Trata-se de um esporte muito completo com o qual se exercitam todos os grupos musculares.

Além do mais, é benéfica para o tipo de atividade realizada. Agimos para alongar e tonificar, por isso é que tratamos e prevenimos de maneira simultânea.

Insônia

Muitas vezes cometemos o erro de pegar nosso smartphone antes de dormir. Acreditamos que nos relaxa, do mesmo modo que ler nos ajuda a dormir.

No entanto, a constante atualização de conteúdos da rede provoca o despertar de nossa atenção. Assim, as horas começam a passar sem que percebamos até que a madrugada chega.

Por esta razão, aconselha-se deixar de lado o dispositivo, pelo menos, uma hora antes de dormir para dedicar este tempo a atividades relaxantes ou à família.

Síndrome de vibração fantasma

A relação que mantemos com o telefone é muito íntima e muito contínua. Esta circunstância provocou o aparecimento desta nova síndrome.

Consiste em imaginar que o dispositivo está vibrando sempre, por isso que checamos nossas notificações com excessiva frequência, e isso adormece o desenvolvimento de nossa vida familiar e laboral.

?? verdade que usar o celular causa problemas de saúde, mas podem ser prevenidos com o uso racional do mesmo.

Procure ser rígido com os limites que impor e dedique este tempo para realizar atividades que desfrute, seja ir ao cinema, cozinhar, dançar???

Explore. Não existe nada melhor do que passar tempo fazendo algo que lhe apaixona.

Fonte: Melhor com saúde

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533