Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missa campal abre hoje Show Rural 2017

  • 05/02/2017
  • Foto(s): Divulgação
Missa campal abre hoje Show Rural 2017
O Show Rural Coopavel começa hoje a sua 29ª edição com a abertura do evento a partir das 11 horas com a tradicional missa campal. Até a próxima sexta-feira, milhares de pessoas do Brasil e de outros países passarão pelo Centro Tecnológico Coopavel (CTC) para conhecer as novas tecnologias voltadas para o agronegócio. O Show Rural também abre o calendário de grandes eventos do agribusiness brasileiro.

Iniciado em 1989, o Show Rural foi o primeiro evento voltado a divulgar a tecnologia para a agropecuária no Brasil. Depois vieram outros como a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP); Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO) e Expointer (RS), entre outras.

A proposta de criar um evento tecnológico surgiu ainda em 1988 quando o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e o coordenador do Show Rual, Rogério Rizzardi, viajaram para Chicago (EUA). Em uma cidade próxima, chamada DeKalb, também no estado de Illinois, eles visitaram um evento agropecuário chamado Farm Progress Show e se surpreenderam com o modelo, totalmente diferente das tradicionais feiras estáticas realizadas no Brasil.

???Quando chegamos ao evento levamos um choque, um evento diferente. Tinha tratores trabalhando no campo, tinha milho plantado, tinha soja plantada, os agricultores vendo tratores trabalharem no campo???, recorda Dilvo.

No retorno da viagem, no dia 16 de setembro de 1989, durante o jantar no voo de uma aeronave da Varig, Grolli e Rizzardi usaram os guardanapos para desenhar o evento em Cascavel. Inicialmente foi voltado para os cooperados, aconteceu em apenas um dia e teve a participação de 15 empresas. Depois foi ampliada para três dias e hoje são cinco dias. O evento voltado a tecnologia do campo não tem show gastronômico, nem consumo de bebida alcoólica. A expectativa é de que neste ano sejam realizados negócios na ordem de R$ 1,5 bilhão.

Na sexta-feira (3), 1.500 pessoas trabalhavam no Centro Tecnológico Coopavel para deixar tudo pronto para a abertura. Ontem, centenas de pessoas organizavam a cobertura dos 5,6 mil metros de ruas.

Autoridades

O Show Rural, por ser uma vitrine nacional do agronegócio, atrai autoridades de todo o Brasil. Na terça-feira (7), por exemplo, quatro governadores de estado estarão no CTC. Beto Richa (Paraná), José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul), João Raimundo Colombo (Santa Catarina) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) realizam em Cascavel a primeira reunião do ano do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O plantio de soja nos quatro estados será o foco principal do encontro dos governadores.

Hoje, durante a missa, estará presente o senador Alvaro Dias (PV). O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirmou presença para quinta-feira (9). Deputados, secretários de estados, diretores de multinacionais do agronegócio e de grandes bancos também estarão presentes.

Deslocamento

O Show Rural Coopavel deixa o trânsito lento logo nas primeiras horas do dia entre o Trevo Cataratas e o CTC, devido ao grande fluxo de veículos. Para organizar o deslocamento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com a Ecocataratas desenvolvem uma operação especial. A PRF fará a orientação de trânsito durante os cinco dias do evento, além antecipar esta atividade a partir de hoje. Para isso empregará cerca de 50 Policiais diariamente. Viaturas estarão em pontos específicos.

A concessionária Ecocataratas fará a instalação de toda a sinalização temporária, com a colocação de centenas de cones para as canalizações necessárias a facilitar o entendimento e direcionamento dos condutores dos veículos que forem ao evento ou que passarem pelo local.

Para dar mais fluidez ao trânsito, a PRF irá liberar nos horários de pico o uso do acostamento, mas ressalta que ele só poderá ser utilizado com escolta de uma viatura. Mesmo com os trabalhos de duplicação da rodovia neste trecho a PRF fará uso das vias marginais disponíveis. Para isso as equipes, distribuídas ao longo do trecho, farão as orientações necessárias.

A prefeitura disponibilizou o Autódromo Internacional de Cascavel para ser usado como estacionamento. De lá haverá ônibus para o Show Rural para aqueles motoristas que optarem em deixar seus automóveis mais próximos da cidade.

A PRF orienta os motoristas, tanto os que irão ao evento como aqueles apenas passarão pelo local, que tenha atenção redobrada; tenham paciência em seus deslocamentos, antecipem ou atrasem seus deslocamentos para evitar os horários de pico, acatem as orientações dos policiais que farão a orientação do trânsito e não utilizem os acostamentos sem a presença de escolta da PRF.

Fonte: Gazeta do Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99935-8890