Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vampeta abraçou o “gato” da Copinha

  • 01/02/2017
  • Foto(s): Uol Esportes
Vampeta abraçou o “gato” da Copinha
Vampeta, presidente do Osasco Audax, anunciou com estardalhaço na semana passada a contratação de Heltton Matheus Cardoso Rodrigues. O zagueiro adulterou a idade para jogar a Copa São Paulo de Juniores-2016, mas foi descoberto e viu seu time, o Paulista, ser eliminado depois de alcançar a final.

Só que Heltton não vai jogar pelo Audax, que disputa a primeira divisão paulista, pelo menos a curto prazo. Ele será julgado nas próximas semanas pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP), e o blog apurou que a suspensão é dada como certa no tribunal ??? o julgamento será marcado para a próxima segunda, 6, ou para o dia 13 de fevereiro.

????? 100 por cento. Ele não vai jogar pelo Audax, agora pelo menos. Resta saber em quais artigos ele será denunciado e julgado. São dois artigos possíveis, e com a possibilidade de acumular penas???, disse André Sica, advogado especializado em direito desportivo.

O caso já está com o procurador-geral do TJD-SP, Wilson Marqueti Júnior. São dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que podem ser aplicados nesse caso: o 234 e o 236. O atleta admitiu que usou o documento de Brendon Matheus Lima dos Santos, para ser inscrito na Copa São Paulo, algo que no futebol é chamado de ''ser gato''. Brendon está preso, acusado de tráfico de drogas, mas tem 19 anos, idade limite para atuar na Copinha. Heltton está com 22 anos.

O 234 diz que o atleta será punido se ???falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, omitir declaração que nele deveria constar, inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, para o fim de usá-lo perante a Justiça Desportiva ou entidade desportiva???.  

Já o 236 que é proibido ???usar, em atividade desportiva, como própria, carteira de atleta ou qualquer documento de identidade de outrem ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, próprio ou de terceiro???.

???Vai depender das provas. O 234 fala em falsificação, e o 236 em usar documento de outro. Se ele usou o documento de outro, e além disso falsificou, pode haver o acúmulo das penas???, explicou Sica.

A pena prevista, para cada artigo, é de suspensão de 180 a 720 dias, mais multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil ??? é eliminado do futebol em caso de reincidência. Se pegar a pena mínima, Heltton estaria fora do Campeonato Paulista, que termina em maio, e principal competição do Audax na temporada.

???Se condenado, ele será suspenso, portanto, em período que vai de seis meses, no mínimo, a dois anos, no máximo???, disse o advogado.

Vampeta irrita

A repercussão do caso, que colocou à prova a capacidade da Federação Paulista de Futebol (FPF) de evitar problemas de registro em uma inchada Copa São Paulo (que teve inéditos 120 clubes), faz com que seja improvável que Heltton seja absolvido.

O blog apurou que, dentro da entidade, a atitude de Vampeta ao contratar o jogador soou como provocação, apesar do discurso de ajuda ao garoto que tinha o sonho de jogar futebol e que, por isso, fraudou a documentação. A FPF não quer o atleta atuando em sua principal competição.

Caso seja punido, Heltton pode recorrer ao próprio TJD, e depois ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Vampeta avisou que a contratação do jogador serve também para dar a ele assistência jurídica, principalmente porque corre uma investigação na Justiça Comum, e ele pode até ser preso pela falsificação de identidade.

Fonte: Uol Esportes

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557