Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeita veta projeto de lei que reajusta salários do Executivo e Legislativo

  • 09/11/2016
  • Foto(s): Divulgação
Prefeita veta projeto de lei que reajusta salários do Executivo e Legislativo
A prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, vetou nesta segunda-feira (8) os projetos de Lei nº 57/2016 e 58/2016, que previam o aumento de subsídios com a devida atualização para os principais cargos da Prefeitura, entre prefeito, vice-prefeito, procurador geral e secretários, como ainda para os vereadores e o presidente do legislativo.

A publicação do veto total está no Diário Oficial desta terça-feira (08), onde estão apresentadas as reais justificativas. De acordo com a Procuradoria Geral do Município, a análise jurídica atestou inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público.

Entre as considerações para o veto algumas razões foram apontadas, como a proibição de aumento de despesa nos 180 dias anteriores ao final do mandato atual e a lei de Responsabilidade Fiscal, que não distingue a "espécie de alteração no erário público, bastando que, com a edição do ato normativo, haja exasperação do gasto público com o pessoal ativo e inativo do ente público".  O Executivo também aponta que é de sua responsabilidade a gestão fiscal responsável e evitar riscos capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas da próxima gestão. 

No projeto de Lei º 57/2016, os vereadores propuseram a recomposição da perda salarial medida pelo INPC/IBGE, nos períodos de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2015, calculando um percentual de 6,23%. Já no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015, retroativo a 1º de janeiro de 2016, com 9,83%.

A medida causou polêmica entre a população. Na semana passada, uma liminar suspendeu os efeitos da aprovação do projeto, em ação movida por dois advogados do município.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557