Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Jovem de 16 anos é encontrado morto em escola ocupada no PR

  • 25/10/2016
  • Foto(s): Mariana Franco Ramos/Secretaria de Segurança Pública / Divulgação
Jovem de 16 anos é encontrado morto em escola ocupada no PR
Um adolescente de 16 anos foi encontrado morto dentro do Colégio Estadual Santa Felicidade, em Curitiba, por volta das 16 horas desta segunda-feira (24). Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), o jovem foi esfaqueado por um colega, também menor de idade, após ambos terem usado drogas sintéticas com mais um rapaz e se desentendido. Todos seriam alunos da instituição, que estava na lista de 835 ocupadas no Estado, e participantes da chamada ???Primavera Secundarista???, movimento de luta contra a proposta de reforma no ensino médio. Depois do episódio, já no final da tarde, os demais estudantes acabaram deixando as dependências da escola.

"Esse crime está em vias de ser solucionado, num trabalho conjunto da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil (PC). Pelo que as diligências estão indicando, os dois rapazes e um outro menor [de idade], de 17 anos, que teria sido o autor do delito, fizeram uso de drogas. Dividiram o que chamam de ???balinha???, compartilharam e ficaram alterados. Por conta disso, o grupo teria solicitado que eles se afastassem do movimento e eles teriam então ocupado um local que chamam de alojamento. Lá tiveram uma discussão (..) O autor estava portando uma faca de cozinha e proferiu os golpes, um deles na região do pescoço, que atingiu uma veia importante???, relatou o secretário Wagner Mesquita.

Ainda segundo o chefe da pasta, outros adolescentes viram o jovem pulando o muro e a janela e saindo do colégio. ???Equipes da P2 [serviço reservado da PM] localizaram o autor em casa, que foi preso [na realidade, adolescentes são apreendidos; não presos], confessou e está apresentando os detalhes???, prosseguiu. Ele teria sido levado à Delegacia do Adolescente. Mesquita não informou se adultos acompanharam as oitivas, nem deu detalhes de quantas testemunhas estiveram na escola no momento do crime. ???O fato aconteceu à tarde. Foi uma atuação muito rápida. Mais detalhes só vamos dar amanhã, após formalizados todos os depoimentos???, justificou.

O secretário contou que o inquérito policial do caso pode responsabilizar apoiadores da ocupação, incluindo familiares de alunos. ???Foi solicitado que se encontrassem os articuladores, inclusive os pais. Temos notícia de coma alcoólico de menores [de idade] e outras situações que denotam que eles [pais] falharam no seu dever de tutela???, comentou. A Sesp também informou que abriu, na semana passada, um canal de denúncia para receber informações sobre a ???Primavera Secundarista???. ???Nos últimos seis dias, recebemos mais de 60 notificações de crimes de diversa natureza, como violência, ameaça e tráfico de drogas???.  Ele afirmou ainda que o governo avaliará que outras medidas tomar daqui por diante.

Versões diferentes e mãe em estado de choque

Em frente ao colégio, onde a movimentação era intensa desde o ocorrido, representantes do Coletivo Advogados e Advogadas pela Democracia, que tem atuado na defesa dos estudantes secundaristas, informaram que, no início, foram impedidos de entrar. De acordo com a advogada Tânia Mandarino, os 12 alunos presentes foram ouvidos sem a presença de conselheiros tutelares, advogados ou defensores públicos. ???Foram submetidos ao desconforto de uma cena de crime sem amparo psicológico e estão à deriva. A mãe está em estado de choque e os adolescentes precisando de apoio???, contou. A Sesp justificou  que em toda a investigação o local costuma ser isolado e liberado somente depois do trabalho na Polícia Científica.


Fonte: Mariana Franco Ramos/Terra Brasil

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533