Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sobe para 9 número de escolas ocupadas em Foz do Iguaçu

  • 15/10/2016
  • Foto(s): Massa News
Sobe para 9 número de escolas ocupadas em Foz do Iguaçu
Subiu para nove o número de escolas ocupadas por alunos em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, segundo informações da organização do movimento "Ocupara Paraná". São eles: Almirante Tamandaré, Arnaldo Busato, Ayrton Senna, Barão do Rio Branco, Bartolomeu Mitre, Dom Pedro II, Gustavo Dobrandino, Mariano Paganoto e Três Fronteiras.

Região
A lista de unidades tomadas pelos estudantes só aumenta. Em Cascavel, são 24: C.E. Aprendendo com a Terra e a Vida, Brasmadeira, Castelo Branco, Cataratas, Costa e Silva, Eleodoro E. Pereira, Horácio Ribeiro, Itagiba Fortunato, Jardim Clarito, Jardim Consolata, Jardim Interlagos, Jardim Santa Cruz, Jardim Santa Felicidade, José Baggio Orso, Júlia Wanderley, Marcos Shuster, Mario Quintana, Olinda Truffa, Padre Carmelo, Santos Dumont, Victorio E. Abrosino, Wilson Joffre, XIV de Novembro e Pe. Boaretto Neto.

O Colégio Estadual Cecília Meireles e Nereu Perondiv, em Ampere, também estão com as atividades paralisadas. Cruzeiro do Iguaçu tem apenas um registro, do Colégio Estadual Arnaldo Bustato. Em Assis Chateubriand; os colégios Chateaubriandense e Guimarães Rosa. Em Cafelândia, Benjamin Antônio Motter, Maria D. Griggio e Santos Dumont.

Em Goioerê, são três: Antonio Lacerda Braga, Duque de Caxias e Polivalente. Em Marechal Cândido Rondon, os colégios Antonio Ceretta, Eron Domingues e Frentino Sackser estão fechados. Em Guaíra, Jaime Rodrigues e Mendes Gonçalves; em Guaraniaçu, colégio estadual Antônio F. F. da Costa. Em Palotina, Santo Agostinho.

Em Missal, o Colégio Estadual Teotônio Vilela está ocupado. Em Nova Prata do Iguaçu, o colégio estadual José de Alencar. Em Medianeira, o Costa e Silva, Marechal Costa e Silva, Mondrone e Belo Horizonte.

Alunos do Belo Horizonte se enfileiraram em frente ao prédio na manhã de hoje e cantaram o hino nacional, em ato que marcou o início da ocupação. Segundo a aluna Nayara Rubini, representante dos estudantes, cerca de 100 pessoas aderiram à manifestação. "Pretendemos dormir aqui a partir de hoje", detalhou.

Completam a lista o Colégio Estadual Casa Família Rural, Doze de Novembro e João Paulo II, em Realeza; Colégio Estadual Humberto Castelo Branco em Santa Helena; e Colégio Estadual Atílio Fontana, Augusto Morais Rego, Dario Velozo e Novo Horizonte, em Toledo. Em Planalto, o colégio estadual João Zacco Paraná também está ocupado. Em São Miguel do Iguaçu, alunos ocuparam o colégio Nestor V. dos Santos

O número de universidades ocupadas também aumentou. UFFS, em Laranjeiras do Sul, e Unespar, em União da Vitória, se juntaram aos campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel, além do Instituto Federal do Paraná, também em Cascavel.

Paraná
No Paraná todo, 391 escolas aderiram ao movimento, que rechaça a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita o crescimento dos gastos públicos à taxa da inflação pelos próximos 20 anos e à reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Temer.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533