Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comitiva do curso de agronomia da PUCPR visita Toledo

  • 07/10/2016
  • Foto(s): Assessoria
Comitiva do curso de agronomia da PUCPR visita Toledo

O prefeito Beto Lunitti acolheu, nesta quinta-feira (06), uma comitiva de formandos de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de Curitiba. Os acadêmicos realizam, de 6 a 8 de outubro, uma série de visitas a propriedades rurais, indústrias e cooperativas, buscando aprofundar o conhecimento sobre a cadeia produtiva da região. 

No Auditório Acary de Oliveira, nesta quinta-feira (06), os estudantes puderam entender a importância da produção agrícola de Toledo para o Paraná. Beto Lunitti explanou diversos programas e o apoio do governo municipal as ações visando à verticalização da produção como os Programas Municipais de Agricultura de Precisão e de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro. ???Ainda temos programas como o das Rodovias Rurais, Conservação de Solo e de Apoio à Piscicultura???, disse Beto reforçando as ações de infraestrutura rural como o Distrito em Ação, Mais Produção que oferece maquinários para terraplanagem visando a instalação de chiqueirões e aviários.  

Estas ações servem como referência para outros municípios e estados e isso reforça o interesse da instituição de ensino superior em conhecer as experiências. Nos 20 anos de existência do curso de Agronomia da PUC, esta é a 13ª vez que os alunos visitam Toledo. ???A intenção é mostrar aos acadêmicos a realidade de Toledo. O município sucessivamente é recordista em produção agropecuária no Paraná e tem desenvolvido ações com o objetivo de promover a sucessão nas propriedades???, disse o professor da PUCPR Luiz Carlos Balcewicz.   

Outro fator relevante abordado durante a visita são as parcerias entre os órgãos e entidades. ???Toledo é reconhecido pelo associativismo, pelo cooperativismo. Existe uma facilidade de relacionamento entre o poder público, entidades de classe e cooperativas. Isto beneficia a população e para a PUC é importante mostrar esta realidade para os futuros agrônomos???. Balcewicz ainda lembrou que para o encontro ainda serve para que os acadêmicos percebam a qualidade de vida oferecida por municípios do interior como Toledo.  

O roteiro contempla ainda passagem por entidades, agroindústrias, frigoríficos, cooperativas e propriedades rurais, uma delas a da Família Volkweis, na Linha São Pedro, que utiliza biodigestor para produção de energia elétrica e térmica. 

Fonte: Alex Moreno/Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533