Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.
Este ano o evento aconteceu em Setembro. E o Paraná foi destaque, garantindo mais de 18 medalhas - nove delas de ouro 0 com direito a quebra de recorde na natação.
Um desses atletas foi Júlio Alves Rodrigues Junior, estudante do Colégio Estadual Tancredo Neves, de nossa cidade. Ele conquistou a medalha de prata na prova de lançamento de disco, com a marca de 45,46m.
Confira a lista de premiações de depoimentos dos ganhadores do Paraná:
ATLETISMO - Quem garantiu mais um ouro nesta quinta-feira (22) foi o atleta Felipe Sunsin, do Colégio Anglo, de Maringá, ao completar a prova dos 250m rasos com o tempo de 29s40. ??A gente sempre espera o melhor tempo porque treina muito para isso. Cheguei aqui com esse objetivo. Pela manhã eu acabei queimando na largada da prova dos 75m e isso me deixou muito frustrado, mas os técnicos e minha família que estão aqui me deram muita força e eu me estabilizei para essa prova dos 250m??, declarou Felipe, que com essa marca garantiu a classificação para o Sul-Americano Escolar em Medelín, na Colômbia.
Na prova dos 200m medley, Laura Paludo, do Colégio FAG, de Cascavel estabeleceu um novo recorde ao cravar o tempo de 2min23s03 na piscina do Clube Olímpico, nesta quinta-feira, dia 22, em João Pessoa (PB). Nos dois dias, a equipe paranaense garantiu 28 medalhas no total.
??Meu tempo na classificatória já era o melhor. Então, eu fiz um esforço ainda maior na prova final para bater esse recorde, apesar de meu objetivo ter sido 2s22. Mas, foi por pouco e fiz minha melhor marca nessa prova que é minha especialidade??, explicou Laura, que soma esta conquista e vários outros títulos. Em 2015, no campeonato brasileiro, garantiu três medalhas de ouro e uma prata. Logo depois, conquistou mais um ouro no Multi Nations, no Chipre, no revezamento 4x200m livre.
A natação garantiu também uma medalha de prata com Yohan Moraes, do Colégio São Francisco, de Ponta Grossa, na prova dos 110m peito; e duas medalhas de bronze: com Tauana Lopes, do Colégio Santa Maria, de Cascavel, nos 50m peito e no revezamento misto 4x50m medley, com Laura Paludo, Augusta Pereira, Gustavo Saldo e João Altoê.
CICLISMO - A prova por pontos rendeu ao Paraná duas medalhas de ouro e uma prata. Vitória Rita de Sá, do Colégio Souza Naves, de Rolândia e Brehon Castagno Júnior, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Arapongas, conquistaram o título. Já a ciclista Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, de Arapongas, ficou com a medalha de prata.
Satisfeito com o desempenho, Brehon destacou seu principal adversário na prova. ??O problema maior foi o calor, que não estamos acostumados, e também a areia que tinha nas curvas??, disse o campeã que possui cinco medalhas de ouro e uma prata no brasileiro deste ano, realizado em Maringá.
GINÁSTICA RÍTMICA - As ginastas paranaenses garantiram o lugar mais alto do pódio na apresentação por equipes. O Paraná está representado por Lucyelenn Zanchettin, do Colégio Estadual Professor Victorio Abrozino, de Cascavel; Geane Silva, do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden, de Toledo; Samara Sibin, do Colégio Itecne, de Cascavel e Amanda Caroline dos Santos, do Colégio Estadual, de Londrina.
JUD?? - A modalidade somou mais duas medalhas de ouro com a judoca Bruna do Nascimento, do Colégio Euvira Balani dos Santos, de Maringá, na categoria leve (-48kg) e com Tales Henrique Bueno, do Colégio Evangélico, de Curitiba, na categoria super-ligeiro (-36kg).
O campeão Tales, 13 anos, fez uma sequência de cinco lutas no dia e revelou sua estratégia para manter o foco entre as disputas. ??Depois de todas as lutas eu mantinha contato com meu pai, que me orientava para lutar com garra e isso fez toda a diferença. Estou muito feliz com essa medalha??, comentou o calouro na competição que agora soma esta medalha à mais dois importantes títulos - o brasileiro em 2015, que aconteceu na Bahia e, na sequência, o título no Pan-Americano, realizado em Córdoba, Argentina.
Mais três bronzes fecharam o quadro de medalhas do judô: José Ubirajara Paraná Júnior, do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, de Curitiba, na categoria leve; João Valdir Pereira, do Colégio Estadual Tatuquara, de Curitiba, na categoria ligeiro e Joelson Vesentin Júnior, do Colégio Estadual Tauquara, de Curitiba, na categoria meio-leve.
T??NIS DE MESA - A dupla Ana Carolina Bonsere, do Colégio La Salle, de Toledo, e Isabella Silva, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí, conquistaram a medalha de ouro na disputa da dupla. Ana subiu mais uma vez no lugar mais alto do pódio para receber a medalha dourada, ao lado de Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina, conquistada na dupla mista. Joon também recebeu a medalha de bronze na disputa da dupla masculina ao lado de Gabriel Inoue, da Escola Estadual República Oriental do Uruguai, de Curitiba.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
Fonte: Guia Medianeira