Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmeras de monitoramento serão instaladas em até 90 dias em Marechal Rondon

  • 09/01/2016
  • Foto(s): Assessoria
Câmeras de monitoramento serão instaladas em até 90 dias em Marechal Rondon
Um projeto debatido há bastante tempo no Conselho dos Municípios Lindeiros, ainda durante a primeira gestão do prefeito de Marechal Cândido Rondon Moacir Froehlich a frente da entidade,  agora se torna realidade no município e na região. Na tarde desta sexta-feira, dia 08, técnicos da empresa vencedora do processo licitatório realizado pelo Governo do Estado estiveram no município para tratar sobre a instalação de 10 câmeras de monitoramento em pontos da cidade. Foram recepcionado pelo prefeito em exercício, Silvestre Cottica, secretários municipais, comandante da 2ª Cia do 19º Batalhão da Polícia Militar de Marechal Rondon Capitão Marco Aurélio de Carvalho, além de demais integrantes da Secretaria de Segurança e Trânsito do município.

Os recursos para o projeto são do Governo Federal, que objetiva implantar um esquema de vigilância com mais de 600 câmeras ao longo dos 16,8 mil quilômetros de fronteira do Brasil com outros dez países. O plano é executado em parceria com 11 estados. Ao todo, 60 municípios fronteiriços foram selecionados para receber os equipamentos, de acordo com a Portaria nº 42 da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

No Paraná, 57 câmeras serão instaladas em seis municípios das regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste. São eles: Barracão, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Santo Antônio do Sudoeste e São Miguel do Iguaçu, totalizando um aporte de mais de R$ 2 milhões. Cada cidade receberá de nove a dez câmeras, além de outros equipamentos necessários para realizado o monitoramento como sistema de captação, transmissão e recepção, a central de videomonitoramento e o treinamento dos operadores. O valor a ser investido em cada município será superior a R$ 300 mil.

No Paraná o projeto foi elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e prefeituras dos municípios contemplados. 

Pontos
Os 10 pontos onde inicialmente serão instalados as câmeras em Marechal Rondon são: câmera 1, na Avenida Maripá com a Rua 9 de Agosto;  câmera 2, na Avenida Maripá próximo ao Supermercado Weimann;  câmera 3, trevo de acesso para Nova Santa Rosa;  câmera 4, no trevo da AACC;  câmera 5, portal da cidade; câmera 6, Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao lago municipal; câmera 7, próximo ao teatro municipal;  câmera 8, na Rotatória da Bandeira na esquina das Avenidas Rio Grande do Sul com a Avenida Maripá; câmera 9, na Avenida Rio Grande do Sul, próximo a Realize Materiais de Construção; câmera 10, na Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao Mercado da Copagril, na saída para Curvado. 

Ainda estuda-se a possibilidade da instalação de mais duas câmeras, sendo uma delas no trevo de acesso ao distrito de Margarida. A Polícia Militar fará um ofício solicitando mais equipamentos.

Monitoramento
Os equipamentos para o monitoramento serão instalados na sede da Polícia Militar, que ficará também responsável por monitorar as imagens.

As câmeras possuem alcance de excelente qualidade em mais de 300 metros, com ângulo de 360º.  Em 20 dias os materiais deverão estar no  município, para iniciar a instalação. A empresa garantiu que tudo estará em perfeito funcionamento em 90 dias.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533