Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Amanhã (22) acontece o equinócio de primavera

  • 21/09/2016
  • Foto(s): Franklin de Freitas
Amanhã (22) acontece o equinócio de primavera
A primavera tem início às 11h21 desta quinta-feira (22) e se estende até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão. Também é o dia do equinócio de primavera. Este dia marca o momento em que dia e noite têm a mesma duração, aproximadamente 12 horas. O fato só se repete mais uma vez ao longo do ano, no equinócio de outono.

O contrário do equinócio é o solstício. O solstício de verão, o primeiro dia da estação mais quente do ano, marca o dia mais longo do ano. Já o solstício de inverno é quando acontece a noite mais longa do ano. No solstício de verão são aproximadamente 14 horas de ensolação e, inversamente, no solstício de invenro a noite tem duração aproximada de 14 horas.

As estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do sol. Por isso, quando há o equinócio da primavera no Hemisfério Sul, acontece o equinócio de outono no Hemisfério Norte.

Previsão

A primavera de 2016 terá a influência do fenômeno La Niña que, diferente do El Niño, resfria as águas do Oceano Pacífico. Isso significa que o regime de chuvas para o segundo semestre pode sofrer alguma alteração, embora sejam mais possíveis a partir do começo do próximo ano. O La Niña pode prejudicar a produção de grãos no Brasil, porém, no Paraná, deve deixar o regime de chuvas mais normal, beneficiando a agricultura.

A última vez que o La Niña deu as caras foi em 2010. A previsão para os próximos meses é de chuvas dentro da média, mas a La Niña pode trazer mudanças na atmosfera que aumentam a incidência de raios e de chuvas de granizo, já alerta a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil desde o começo de agosto.

Fonte: Bem Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533