Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeiro trator movido a biogás chega ao Brasil e será testado no PR

  • 31/08/2016
  • Foto(s): Marcos Nagelstein/Divulgação
Primeiro trator movido a biogás chega ao Brasil e será testado no PR
Em um futuro não muito distante, um trator e uma bomba de abastecimento a diesel deverão ser praticamente estranhos um ao outro. Pelo menos é o que promete uma nova máquina que desembarcou no país pela primeira vez e vai começar a ser testada em lavouras do Oeste do Paraná nos próximos dias. O trator movido a biometano foi trazido ao campo brasileiro pela multinacional New Holland e lançado ontem em Esteio, no Rio Grande do Sul, na 39ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, a Expointer. A expectativa é de que o veículo esteja no mercado em até cinco anos.

???Nossa meta é ajudar o agricultor a produzir mais com menos???, afirmou o vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessando Maritano. Ele explicou que a máquina não traz mudanças operacionais ao condutor. ???Queremos tornar a propriedade rural mais sustentável e autossuficiente. Tudo o que for produzido será reutilizado. Estamos comprometidos em desenvolver um mercado de energia renovável no Brasil???, completou Carlos d???Arce, diretor de marketing da empresa na América Latina.

O trator ainda está em fase de testes na Europa e no Brasil, com cinco protótipos. A máquina é impulsionada com o resultado da geração de gás a partir da biomassa (restos de cultura) e de dejetos de animais. A empresa diz que com o uso do biocombustível o veículo reduz em até 80% as emissões de gases poluentes e em 40% o gasto com combustível, comparado a um trator convencional

Testes no Paraná
Durante a Expointer 2016, a New Holland assinou um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para fazer testes com o trator em propriedades do Oeste do Paraná, nas quais a empresa já tem biodigestores instalados e em funcionamento. ???Estamos em uma das regiões que mais produz suínos e aves. Precisamos aproveitar os dejetos dessas propriedades que são jogados fora e poluem o meio ambiente???, explica o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

De acordo com o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Herlon Goelzer de Almeida, o trator a biometano vai melhorar a competitividade do agronegócio brasileiro. ???Com a produção de biogás, o produtor terá capacidade de se tornar mais independente, tornando-se autossuficiente e barateando seu custo produtivo???, afirma.

Fonte: Gazeta do Povo Rural

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533