Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Professores protestam e relembram 30 de agosto de 1988 em Curitiba

  • 30/08/2016
  • Foto(s): Dulcineia Novaes/ RPC Curitiba
Professores protestam e relembram 30 de agosto de 1988 em Curitiba
Professores da rede estadual de ensino realizaram uma manifestação na Praça Santos Andrade e uma passeata até o Centro Cívico de Curitiba para lembrar o dia 30 de agosto de 1988. Naquele dia,  a Polícia Militar do Paraná usou cavalos, cães e bombas de efeito moral para dispersar docentes em greve que protestavam na Praça Nossa Senhora da Salete.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP- Sindicato), 7.000 pessoas participam do ato. A Polícia Militar informou que às 11h50 eram 5.500 manifestantes.

A mobilização recebeu o nome de Dia de Luto e de Luta. Há 28 anos, o governador do estado era o senador Alvaro Dias.

Com faixas, cartazes e carros de som, os professores também protestaram contra o governador do Paraná Beto Richa (PSDB), pedindo o pagamentos das progressões e promoções de carreira que estão atrasadas. Houve ainda manifestações contrárias ao presidente em exercício Michel Temer (PMDB).

O ato comprometeu dia escolar em diferentes cidades do estado, uma vez que professores do interior também participaram. A Secretaria Estadual de Educação afirma que esta terça-feira é dia letivo normal e que diante da mobilização a orientação é para que os pais liguem para os colégios antes de levarem os filhos.

O número de instituições de ensino que tiveram aulas canceladas está sendo levantado pela Secretaria de Educação. Ainda nesta terça-feira deve ser realizada uma reunião entre representantes do sindicato e do governo estadual.

O presidente do APP- Sindicato, Hermes Leão, menciounou durante a manifestação o dia 29 de abril, quando a Praça Nossa Senhora da Salete novamente virou cenário de ação violenta contra professores em greve. 

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e da Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) acompanhando os manifestantes.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533