Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Clima atrasa o cronograma inicial de duplicação da BR-163

  • 07/01/2016
  • Foto(s): Lorena Manarin/O Paraná
Clima atrasa o cronograma inicial de duplicação da BR-163
Cascavel - Os trabalhos para a duplicação da BR-163 no trecho de Toledo a Marechal Cândido Rondon foram iniciados em novembro e retomados na terça-feira. Passado o período de duas semanas de férias coletivas, a equipe do Consórcio Castilho Castellar, vencedor da licitação para executar os serviços, segue com a segunda etapa da obra que inclui a terraplenagem de um trecho de 5,8 quilômetros. Até o momento, apenas dois quilômetros foram contemplados.  

O cronograma de serviços para atender todo o perímetro, entretanto, depende das condições do tempo. Com a ocorrência de chuva frequentemente em novembro e dezembro, o trabalho das máquinas foi prejudicado e, por isso, a equipe do Consórcio não tem previsão para concluir a terraplenagem logo.

Para a fase inicial do projeto, o governo federal liberou R$ 10 milhões à empresa vencedora da licitação. A duplicação da BR-163, entretanto, dependerá ainda do empenho de mais recursos por parte da União.

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) afirma com relação à duplicação que ainda não há previsão para a intensificação dos serviços e que neste momento etapas iniciais preparatórias.

A duplicação entre Toledo e Marechal Cândido Rondon contemplará 38,9 quilômetros. O custo total da obra está estimado em R$ 310 milhões. A previsão é de que todo o projeto, incluindo sete planos elevados e duas trincheiras, seja concluído no prazo de cinco anos.

Primeira etapa

A primeira etapa da obra divulgada por O Paraná no mês de novembro previa a limpeza da vegetação dos 5,8 quilômetros às margens da rodovia. O trabalho foi finalizado no mês passado. O Consórcio Castilho Castellar recebeu autorização do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para executar os serviços iniciais da duplicação.

A instalação de pilares de concretos para duas passarelas, uma a 200 metros antes do trevo de entrada de Toledo e outra que será construída em frente ao Centro de Eventos Ismael Sperafico, também acaba de ser concluída pela empresa.

Dnit garante limpeza da BR-467

A partir desta semana, o Dnit afirma que uma empresa retomará os serviços de roçada e limpeza na rodovia BR-467. Com relação à manutenção da pista, o órgão afirma que os serviços continuam e seguem normalmente com reparos localizados.

Na edição de terça-feira, o jornal O Paraná publicou matéria a respeito da falta de sinalização na pista e problemas com placas que em alguns trechos estão praticamente cobertas pelo mato alto. A situação preocupa pelo risco de acidentes que podem ocorrer na BR-467 diante do fluxo alto de veículos diariamente.

Fonte: Jornal O Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533