Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Para cair na água: praias da Costa Oeste apresentam alta balneabilidade

  • 06/01/2016
  • Foto(s): JIE
Para cair na água: praias da Costa Oeste apresentam alta balneabilidade
As oito prainhas da Costa Oeste, nos municípios lindeiros ao lago de Itaipu, apresentam boa balneabilidade e estão próprias para banho. ?? o que informa, pela terceira vez seguida, o boletim feito pelo Instituto Ambiental Paranaense (IAP) em parceria com o Programa de Monitoramento e Avaliação Ambiental, da Itaipu. O levantamento da balneabilidade é feito todo ano, entre novembro e março, na temporada de verão.

As medições acontecem semanalmente em 16 pontos, nas oito prainhas da região, e seguem os critérios da resolução 274/2000 do Conama. Nas leituras, os agentes medem a quantidade de coliformes fecais e da bactéria E.coli, além do PH da água. A presença em grande quantidade de coliformes e bactérias acusa a possibilidade da existência de outros agentes transmissores de doenças e torna a água imprópria para o banho.

As prainhas estão localizadas nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

Qualidade da água

O controle de balneabilidade das praias da região acontece desde 1994, mas o monitoramento da qualidade da água feito por Itaipu começou em 1977, ainda antes da criação do reservatório. Por meio do Programa Cultivando Água Boa, a empresa tem uma série de ações para mitigar a poluição dos pequenos afluentes (rios, córregos e sangas) do reservatório.

Fonte: JIE

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533