Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

DER apresenta proposta para nova norma de limpador de para-brisas

  • 22/08/2016
  • Foto(s): Bem Paraná
DER apresenta proposta para nova norma de limpador de para-brisas
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) apresentou uma proposta ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para regulamentar o uso dos dois limpadores de para-brisas em ônibus. A medida foi levada à Câmara Temática de Assuntos Veiculares (CTAV), como forma de aumentar a segurança de ônibus, em especial aqueles que fazem o transporte de passageiros e veículos fretados.

A intenção do DER é alterar uma das normas da Resolução 224 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Atualmente somente o limpador de para-brisa do motorista precisa ser ligado durante a viagem. Para o DER, o ideal é uso dos dois para-brisas como forma de melhorar a visibilidade do condutor. ???Estamos sempre buscando medidas que possam contribuir para o aumento da segurança nas estradas. A intenção desta proposta é melhorar as condições de visibilidade dos motoristas e diminuir os riscos de acidentes em condições de chuva???, explica a gerente de fiscalização do DER, Maria Elizabete das Neves Bozza.

PESQUISA - A proposta foi elaborada após o DER fazer uma pesquisa sobre o tema com cerca de 400 motoristas de empresas de ônibus. O levantamento mostrou que os entrevistados não acionam o segundo limpador. Para justificar o não acionamento do segundo para-brisa, os condutores alegaram que o botão do para-brisa do motorista fica distante do botão de acionamento do segundo para-brisa. Também houve queixas da falta de sincronia dos equipamentos quando acionados em separados. Mas a principal justificativa é que o acionamento do segundo para-brisa não é obrigatório. O CTAV está analisando os argumentos da solicitação e não definiu um prazo para dar continuidade ao projeto. Caso aprovada, a medida atingiria os ônibus de todo território nacional.

Fonte: Bem Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99827-8200