Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Seguem abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

  • 05/01/2016
  • Foto(s): Assessoria
Seguem abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Seguem abertas, até o dia 31 de janeiro, as inscrições via formulário eletrônico, para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA. O Programa ofertará 12 bolsas para profissionais da Saúde, nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Saúde Coletiva. A seleção contará com prova objetiva e análise de títulos e currículo. As aulas terão início na primeira semana de março de 2016. 

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA é composto por um curso de dois anos de duração, com carga horária de 5.760 horas/aula, distribuídas em atividades teóricas e práticas. O objetivo é formar profissionais para atuar na Estratégia de Saúde da Família e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com foco no cuidado integral nos diferentes ciclos de vida familiar, considerando o planejamento estratégico local, o trabalho em equipe e as abordagens interdisciplinares e intersetoriais no campo da saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa na UNILA, Ludmila Mourão Xavier Gomes, o curso irá induzir mudanças no modelo assistencial da Saúde da Família, já que os profissionais estarão envolvidos tanto em atividades de formação como nas trocas de experiência nas unidades de saúde. ???Todos aprendem nesta relação, na medida em que se desenvolve um novo perfil de profissional, humanizado e comprometido com o saber e poder coletivo, único capaz de responder às reais necessidades de saúde das pessoas, famílias e comunidade???, explicou Ludmila.

O curso utilizará metodologias que possibilitam o desenvolvimento de práticas que rompem o paradigma biomédico e priorizam as ações de diagnóstico da situação de saúde, bem como a promoção, proteção, prevenção e cuidado continuado das pessoas, famílias e comunidades. ???O trabalho não se restringe ao espaço da Atenção Primária à Saúde, mas busca a integralidade dessa atenção na estratégia de Saúde da Família, no âmbito do SUS. A inserção dos residentes na área deverá ser efetiva, potencializando o vínculo e o compromisso com pacientes, famílias e comunidade???, destaca Ludmila.

A Residência Multiprofissional será desenvolvida tendo três eixos estruturantes: a aprendizagem no trabalho, as necessidades de saúde da população do território das unidades de saúde e a integralidade do cuidado. ????? um curso novo na região, que tem sua importância para Foz do Iguaçu e região de fronteira, onde duas universidades públicas atuam na área de saúde, no entanto, há uma carência na formação no nível de pós-graduação. ?? um marco inicial para formação de novos profissionais da rede saúde, e tem um papel social inserido no campo da prática e prestação de serviço à população???, pontua Ludmila Gomes, docente do curso de Medicina da UNILA.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Colunistas