Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Dra. Cynthia Dauana participa do Rota Costa Oeste na 92,3 e fala sobre o “Dezembro Laranja”

O Dezembro Laranja foi criado justamente para a promoção de ações que visam o combate da doença.

  • 09/12/2025
  • Foto(s): Costa Oeste 92,3
  • Região
Dra. Cynthia Dauana participa do Rota Costa Oeste na 92,3 e fala sobre o “Dezembro Laranja”

Na manhã de hoje (09), o Rota Costa Oeste recebeu a Dra Cynthia Dauana de Itaipulândia que abordou a temática da prevenção ao câncer de pele que é lembrada com o Dezembro Laranja.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de pele continua sendo, em 2025, o câncer mais frequente globalmente, e é um dos que mais cresce a cada ano devido ao aumento da exposição solar e à radiação ultravioleta. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 1 em cada 3 diagnósticos de câncer no Brasil é de câncer de pele. Entre 2023 a 2025, a estimativa é de cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele não-melanoma por ano, além de mais de 8 mil casos de melanoma, que é o tipo mais agressivo.

Conforme disse a Dra Cynthia “quando falamos de câncer de pele, estamos falando de algo muito próximo da nossa realidade. E aqui na nossa região, onde a população tem muitas pessoas de pele clara, sardas, olhos claros e descendência alemã, o risco é ainda maior.” A médica também frisou que “pessoas com muitas pintas ou com pele naturalmente sardenta precisam de um cuidado redobrado. Esse grupo tem uma sensibilidade maior à radiação UV e um risco aumentado de desenvolver melanoma ao longo da vida. Por isso tudo, falar de câncer de pele é falar de prevenção, de cuidado, de atenção e de amor com a própria vida.”

Com relação à prevenção, Dra Cynthia destacou que devemos usar protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublado como hoje. Reaplicar a cada 2 horas. Evitar o sol das 10h às 16h. Usar chapéu, camisa com proteção UV, óculos escuros. Manter nossas crianças e idosos sempre protegidas. Fazer autoexame da pele, da cabeça aos pés, uma vez por mês.

Finalizando Dra. Cynthia deixou essa mensagem: “Cuide da sua pele como quem cuida da sua história.”

Fonte: Costa Oeste 92,3

Autor do post