Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Brasil e Paraguai caminham para abrir a Ponte da Integração neste ano

Uma comissão binacional está negociando a abertura parcial da nova ponte fronteiriça para facilitar o trânsito na região da Tríplice Fronteira.

  • 30/07/2025
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Brasil e Paraguai caminham para abrir a Ponte da Integração neste ano

Uma nova reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai realizada em Foz do Iguaçu definiu que, caso não haja impedimentos, a Ponte da Integração passaria a operar parcialmente a partir de dezembro de 2025. A abertura seria destinada a veículos leves, vans de turismo e caminhões vazios , desde que as obras de alfândega e acessos sejam concluídas em ambos os países.

A ponte — construída sobre o Rio Paraná entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai) — está pronta desde agosto de 2023, mas ainda não está aberta ao tráfego devido à falta de infraestrutura de controle de fronteira e vias de acesso definitivas.

Uma nova reunião entre autoridades dos dois países está marcada para 18 de agosto, em Foz do Iguaçu, onde a reabertura parcial será formalmente avaliada como o primeiro passo operacional. Participam da discussão representantes de órgãos como a Receita Federal, a Polícia Federal e o Instituto Nacional de Trânsito (DNIT ), do lado brasileiro, e autoridades alfandegárias e municipais, do lado paraguaio.

Líderes locais enfatizaram que a ativação da nova ponte aliviará o congestionamento na Ponte da Amizade , especialmente durante a travessia diária de milhares de veículos entre Foz e Ciudad del Este. A nova infraestrutura é parte fundamental do Corredor Bioceânico , projetado para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico e fortalecer o comércio regional.

A abertura parcial da Ponte da Integração representa uma oportunidade estratégica para melhorar a mobilidade transfronteiriça, impulsionar o turismo e fortalecer o comércio entre os países da zona trinacional.

Fonte: H2FOZ

Autor do post