
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma nova reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai realizada em Foz do Iguaçu definiu que, caso não haja impedimentos, a Ponte da Integração passaria a operar parcialmente a partir de dezembro de 2025. A abertura seria destinada a veículos leves, vans de turismo e caminhões vazios , desde que as obras de alfândega e acessos sejam concluídas em ambos os países.
A ponte — construída sobre o Rio Paraná entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Presidente Franco (Paraguai) — está pronta desde agosto de 2023, mas ainda não está aberta ao tráfego devido à falta de infraestrutura de controle de fronteira e vias de acesso definitivas.
Uma nova reunião entre autoridades dos dois países está marcada para 18 de agosto, em Foz do Iguaçu, onde a reabertura parcial será formalmente avaliada como o primeiro passo operacional. Participam da discussão representantes de órgãos como a Receita Federal, a Polícia Federal e o Instituto Nacional de Trânsito (DNIT ), do lado brasileiro, e autoridades alfandegárias e municipais, do lado paraguaio.
Líderes locais enfatizaram que a ativação da nova ponte aliviará o congestionamento na Ponte da Amizade , especialmente durante a travessia diária de milhares de veículos entre Foz e Ciudad del Este. A nova infraestrutura é parte fundamental do Corredor Bioceânico , projetado para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico e fortalecer o comércio regional.
A abertura parcial da Ponte da Integração representa uma oportunidade estratégica para melhorar a mobilidade transfronteiriça, impulsionar o turismo e fortalecer o comércio entre os países da zona trinacional.
Fonte: H2FOZ