Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipulândia: Equipe Gestora da Escola Carlos Gomes reúne famílias e orienta pais sobre uso excessivo de telas na infância

O encontro contou com a presença da professora, poetisa e terapeuta infantil, Elza Seibert.

  • 10/07/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipulândia: Equipe Gestora da Escola Carlos Gomes reúne famílias e orienta pais sobre uso excessivo de telas na infância

Nesta quarta-feira, dia 9 de julho, a equipe gestora da escola municipal Carlos Gomes realizou um encontro com as famílias dos estudantes, com a finalidade de apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos na escola e realizar orientações gerais sobre o uso de telas na infância. 

O encontro, dividido em três momentos, abordou primeiramente, a temática do acompanhamento da vida escolar do aluno e contou com a presença da professora, poetisa e terapeuta infantil, Elza Seibert, a qual destacou a importância do acompanhamento escolar no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional da criança. 

Num segundo momento, a equipe gestora da escola apresentou os resultados pedagógicos de todas as turmas, referentes ao primeiro trimestre do corrente ano letivo. 

A partir deste diagnóstico que tem como principais pontos de atenção a frequência escolar e a recomposição das aprendizagens, foram apresentadas as ações planejadas para cada segmento de ensino, visando a melhoria da assiduidade, da fluência leitora, escrita e raciocínio lógico. Projetos como QUEM NÃO FALTA, AVANÇA e PARÓDIA É ARTE voltados para a frequência escolar já estão sendo desenvolvidos na instituição. Para o programa de recomposição das aprendizagens, foram apresentados os projetos LIBERTE UM POEMA; DESAFIOS LÓGICO-MATEMÁTICOS; LEITURAS EM CARTAZ; PULE COM A GENTE; CANÇÕES DA INFÂNCIA; PINTURA COLETIVA; BIBLIOTECA VIAJANTE; e TREINANDO A LEITURA NA SALA DE AULA. 

Todas essas ações foram amplamente debatidas nos colegiados, apresentadas aos alunos e estão em execução na escola. Num terceiro momento, a equipe escolar abordou a temática do uso de telas por tempo prolongado como um sinal de alerta aos pais, principalmente em períodos de recessos e férias escolares, quando, muitas crianças têm acesso as redes sociais através de celulares, smartfones, tablets, computadores e televisores. 

Essa temática é motivo de preocupação de forma geral e o debate com a sociedade acerca do uso das telas se faz necessário, pois até mesmo em desenhos ou jogos infantis que parecem inofensivos, a criança pode ter acesso a conteúdos impróprios. 

Um alerta foi acionado para que toda a comunidade escolar esteja engajada na defesa das crianças, evitando que tenham acesso a conteúdos inapropriados a sua idade, ou até mesmo, a desafios maldosos que possam comprometer sua segurança ou integridade física. 

Os pais foram orientados a conversar diariamente com seus filhos escutando-os com atenção, a realizar intervenções, a evitar que façam uso do celular e também monitorar o tempo e conteúdo de acesso. Finalizando essa temática, a escola solicitou aos pais para que fiquem alertas e orientem seus filhos no caso de serem desafiados, dentro ou fora da escola, a cometerem atrocidades para que sejam aceitos em seus grupos sociais. 

Assuntos gerais voltados ao bullyng e antirracismo também foram abordados, um diálogo necessário e importantíssimo colocado para além dos muros da escola. A equipe escolar e seus colegiados avaliam que o encontro atendeu a expectativa, atingindo os objetivos propostos, no sentido de prevenção ao bullyng ou qualquer tipo de violência ou ameaça a integridade física, moral e emocional das crianças.

Fonte: Assessoria

Autor do post