
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta quarta-feira, dia 9 de julho, a equipe gestora da escola municipal Carlos Gomes realizou um encontro com as famílias dos estudantes, com a finalidade de apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos na escola e realizar orientações gerais sobre o uso de telas na infância.
O encontro, dividido em três momentos, abordou primeiramente, a temática do acompanhamento da vida escolar do aluno e contou com a presença da professora, poetisa e terapeuta infantil, Elza Seibert, a qual destacou a importância do acompanhamento escolar no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional da criança.
Num segundo momento, a equipe gestora da escola apresentou os resultados pedagógicos de todas as turmas, referentes ao primeiro trimestre do corrente ano letivo.
A partir deste diagnóstico que tem como principais pontos de atenção a frequência escolar e a recomposição das aprendizagens, foram apresentadas as ações planejadas para cada segmento de ensino, visando a melhoria da assiduidade, da fluência leitora, escrita e raciocínio lógico. Projetos como QUEM NÃO FALTA, AVANÇA e PARÓDIA É ARTE voltados para a frequência escolar já estão sendo desenvolvidos na instituição. Para o programa de recomposição das aprendizagens, foram apresentados os projetos LIBERTE UM POEMA; DESAFIOS LÓGICO-MATEMÁTICOS; LEITURAS EM CARTAZ; PULE COM A GENTE; CANÇÕES DA INFÂNCIA; PINTURA COLETIVA; BIBLIOTECA VIAJANTE; e TREINANDO A LEITURA NA SALA DE AULA.
Todas essas ações foram amplamente debatidas nos colegiados, apresentadas aos alunos e estão em execução na escola. Num terceiro momento, a equipe escolar abordou a temática do uso de telas por tempo prolongado como um sinal de alerta aos pais, principalmente em períodos de recessos e férias escolares, quando, muitas crianças têm acesso as redes sociais através de celulares, smartfones, tablets, computadores e televisores.
Essa temática é motivo de preocupação de forma geral e o debate com a sociedade acerca do uso das telas se faz necessário, pois até mesmo em desenhos ou jogos infantis que parecem inofensivos, a criança pode ter acesso a conteúdos impróprios.
Um alerta foi acionado para que toda a comunidade escolar esteja engajada na defesa das crianças, evitando que tenham acesso a conteúdos inapropriados a sua idade, ou até mesmo, a desafios maldosos que possam comprometer sua segurança ou integridade física.
Os pais foram orientados a conversar diariamente com seus filhos escutando-os com atenção, a realizar intervenções, a evitar que façam uso do celular e também monitorar o tempo e conteúdo de acesso. Finalizando essa temática, a escola solicitou aos pais para que fiquem alertas e orientem seus filhos no caso de serem desafiados, dentro ou fora da escola, a cometerem atrocidades para que sejam aceitos em seus grupos sociais.
Assuntos gerais voltados ao bullyng e antirracismo também foram abordados, um diálogo necessário e importantíssimo colocado para além dos muros da escola. A equipe escolar e seus colegiados avaliam que o encontro atendeu a expectativa, atingindo os objetivos propostos, no sentido de prevenção ao bullyng ou qualquer tipo de violência ou ameaça a integridade física, moral e emocional das crianças.
Fonte: Assessoria