Dois carros da Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foram incendiados na madrugada desta quarta-feira (27). Os dois veículos usados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) nas visitas domiciliares a pacientes estavam no estacionamento do posto de saúde do Bairro São João.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o fogo consumiu os dois automóveis em pouco tempo. Durante a manhã, o estacionamento ficou interditado e a área foi isolada até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística.
Após uma reunião, os funcionários decidiram retomar o atendimento na unidade que havia sido suspenso no início da manhã. A Guarda Municipal anunciou que deve reforçar o patrulhamento no local.
No local não há câmeras de segurança que poderiam ajudar na identificação dos possíveis autores do crime. Segundo a Guarda Municipal, há hipótese de vandalismo e de retaliação por parte de algum funcionário insatisfeito.
Um levantamento apontou que não houve dano ao posto de saúde, apenas aos dois veículos.
Segundo a prefeitura, os dois veículos eram utilizados por cinco unidades de saúde do distrito Nordeste (São João, Três Bandeiras, Lagoa Dourada, Três Lagoas e Sol de Maio) para atendimento a pacientes acamados. Em média, eram feitas seis visitas por dia. A Secretaria Municipal da Saúde ainda não sabe como e quando vai repor os automóveis para a retomada dos serviços. Os carros não tinham seguro.
???Infelizmente, quem vai sofrer as consequências desse vandalismo é a população que mais precisa, aqueles pacientes que não têm condições de vir a unidade e recebiam atendimento médico em casa???, lamentou a responsável técnica pela Atenção Básica, Rozineide Batista dos Santos.
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. RPC