Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Unila publica edital para estudo técnico, econômico e ambiental do campus

  • 25/07/2016
  • Foto(s): Divulgação
Unila publica edital para estudo técnico, econômico e ambiental do campus
UNILA publica edital licitatório para contratação de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do novo campus

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) vai contratar empresa especializada para a realização de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da obra do novo campus. O edital foi publicado nesta semana, na página da UNILA, e a abertura das propostas está marcada para o dia 1º de setembro.

???A UNILA está buscando reduzir custos para implantar a obra e reduzir o custeio depois de pronta???, resume o secretário de Implantação do Campus da UNILA, Cleofas Berwanger. O edital ??? com oito anexos e encartes ??? tem mais de 100 páginas de orientações e especificações.

O estudo a ser realizado deve propor soluções para a redução dos custos de implantação da obra, de operação e manutenção, para a sustentabilidade econômica e ambiental, eficiência energética e eficiência hídrica. Além disso, espera-se a indicação de critérios para obtenção de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, na sigla em inglês) e da Etiqueta PBE Edifica (Programa Brasileiro de Etiquetagem) ??? ambos os certificados avaliam o nível de eficiência energética das edificações.

A licitação está sendo feita na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que proporciona redução de tempo para contratações, por meio do endereço eletrônico www.comprasgovernamentais.gov.br. Com o objetivo de evitar especulações e buscar valores menores para as propostas, o valor estimado para a execução dos serviços ??? resultado de pesquisa junto ao mercado ??? somente será divulgado após o processo de licitação.

O edital e seus anexos podem ser acessados nos endereços eletrônicos www.unila.edu.br/licitacoes e www.comprasgovernamentais.gov.br e também estarão disponíveis no Departamento de Licitações da UNILA.

Obras estruturais

A Universidade está preparando, também, um edital de licitação para conclusão das estruturas de concreto do edifício central, do prédio de aulas, da galeria técnica e da central de utilidades. A previsão é que o documento seja publicado até o final deste ano.

As melhorias propostas pelo estudo de viabilidade serão implantadas na fase de acabamento arquitetônico dos prédios, que deve ter seu cronograma iniciado logo após a conclusão das estruturas de concreto.

As obras da primeira etapa do campus da UNILA tiveram início em junho de 2011 e foram abandonadas pelo consórcio construtor em janeiro de 2015, com cerca de 41% de execução.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533