Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Inovação e tecnologia são fundamentais para agronegócio do futuro, aponta secretário

De acordo com Secretário de Agricultura e Abastecimento, o que trouxe o agricultor até uma posição de sucesso não é o que vai levar para frente.

Inovação e tecnologia são fundamentais para agronegócio do futuro, aponta secretário

As oportunidades oferecidas pelo agronegócio no Paraná e a necessidade dos atores envolvidos com esse setor serem cada vez mais assertivos em suas decisões foi o tema discutido na manhã desta terça-feira (26) em um evento promovido pela Lide Paraná, um ecossistema de negócios que reúne líderes empresariais de diversos segmentos.

Um dos convidados foi o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele lembrou que o Brasil emprega 28 milhões de pessoas no processo agrícola, que é um setor dinâmico. “Hoje, não há mais espaço para empirismo nas decisões”, disse Ortigara.

Segundo ele, pelo fato de o produtor rural ter pouca influência para definição do preço dos produtos e menos ainda sobre as condições climáticas, ele precisa ter mais domínio sobre o custo de produção. “Quanto mais eficiente, quanto mais assertivo, quanto mais racional for, mais chance haverá de ter agricultores com lucro para reinvestir”, afirmou.

Ortigara apresentou a relevância que o Paraná tem tanto em relação à produção de grãos, que na safra passada alcançou 45,8 milhões de toneladas, quanto em proteína animais, que o Estado lidera nacionalmente, com grande expressão em frango (2,1 bilhões de cabeças em 2023) e suínos (12 milhões de unidades).

“Temos participação muito relevante na geração de divisas, pois somos o terceiro exportador do agro brasileiro, com quase US$ 20 bilhões, e temos também a agricultura mais diversificada do Brasil, com mais de 400 itens produzidos”, salientou. No total, 33% do território paranaense é coberto pela agropecuária.

FUTURO – Mas, segundo o secretário, o que trouxe o agricultor até essa posição não é o que vai levar para frente. “O que vai levar para frente é outro salto tecnológico que está em curso, é inovação, é mais biologia no processo produtivo, é um aproveitamento racional dos recursos, pois poucos espaços do mundo têm condições de produzir biomassa como nós temos aqui”, disse.

Ortigara prevê que em 2030 a safra brasileira de grãos sairá das cerca de 320 milhões de toneladas produzidas no ciclo 2022/23 para 400 milhões. Em carne, a produção nacional foi de cerca de 29 milhões de toneladas, com possibilidade de fechar a década com 36 milhões. 

“Se o Brasil quiser aproveitar a oportunidade que o mundo oferece para dinamizar, fortalecer e incrementar um setor que é tecnológico, ele pode e deve fazer isso, não descuidar”, declarou. “Ninguém pede nada de graça, a gente precisa de ambiente salutar para investir, de ambiente adequado, taxa de juro mais decente para poder produzir alimentos e fibras”.

BRASIL – Também presente ao encontro, o vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio e ex-secretário de Agricultura de São Paulo, Francisco Matturro, mostrou que, entre 1974 e 2021, a área plantada teve crescimento de 79% no Brasil, enquanto a produção saltou 596%. “A indústria do agro dá resposta em uma safra”, disse.

Atualmente o País lidera a produção mundial de açúcar (38 milhões de toneladas), café (850 mil toneladas), suco de laranja (1 milhão de toneladas), carnes (29 milhões de toneladas), milho (131 milhões de toneladas) e soja (155 milhões de toneladas). E está em segundo em algodão (3,2 milhões de toneladas) e etanol (36,5 bilhões de litros). Em frutas (60 milhões de toneladas) e peixes (860 mil toneladas) é terceiro.

Fonte: AEN

Autor do post