Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Inseticida: Tiametoxam está com restrições de uso no Brasil

A aplicação direta no solo e o tratamento de semente permanecem permitidas.

Inseticida: Tiametoxam está com restrições de uso no Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou medidas restritivas quanto ao uso do inseticida  Tiametoxam , protegendo abelhas e outros insetos polinizadores. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A partir da determinação, os agricultores ficam proibidos de usar o químico através de pulverizações, embora a aplicação direta no solo e no tratamento de sementes sejam permitidas. A medida segue iniciativas internacionais, como a retirada do Tiametoxam da lista de substâncias aprovadas para uso agrícola pela União Europeia em 2022.

O comunicado do Ibama estabelece que os produtos com Tiametoxam adquiridos até a data de publicação da medida poderão ser utilizados conforme as especificações do rótulo e da bula, respeitando-se as normativas vigentes. Além disso, os fabricantes têm um prazo de 180 dias para adequação das embalagens, que devem informar que "o produto é tóxico para abelhas" e que "a aplicação aérea não é permitida".

A decisão do Ibama, embora tenha sido tomada com base em estudos e consultas públicas, não é consensual. A empresa Syngenta, uma das fabricantes do inseticida, através de nota oficial afirmou discordar da medida, ressaltando seu compromisso com a segurança dos produtos e alegando embasamento científico sólido em suas argumentações.

O descumprimento das medidas previstas pelo Ibama constitui infração administrativa, sujeito a deliberações conformes as normativas em vigor.

Para a Aprosoja, a medida representa um risco para a agricultura brasileira, considerando que o produto é um dos principais utilizados no controle de influências que afetam culturas como soja , algodão e milho . Segundo uma nota oficial da Associação, a legislação do Tiametoxam pelo Ibama ocorre mesmo sem a existência de uma alternativa viável para proteger os empregos, o que poderá resultar em enormes prejuízos econômicos, elevação dos custos de produção e redução na eficácia do controle de tradições.

Os neonicotinoides, categoria a que pertence o Tiametoxam, são reconhecidos por sua eficiência no combate a plausível como o percevejo, o bicudo e a cigarrinha, que representam ameaças à produção agrícola nacional. A Aprosoja ressalta que esses produtos são menos tóxicos em comparação com outras opções disponíveis no mercado, contribuindo para a segurança tanto dos agricultores quanto dos consumidores.

Embora o Ibama justifique sua decisão com base no princípio da precaução, citando preocupações com a mortalidade de abelhas na Europa, a Aprosoja contesta a falta de evidências científicas concretas que correlacionam diretamente o Tiametoxam com danos causados à população de abelhas. A associação destaca que diversos fatores, como perda de habitat, poluição e doenças, foram apontados como causas relevantes para o declínio das abelhas.

Além disso, a Aprosoja aponta para a falta de competência do Ibama para tomar tal decisão de forma unilateral, ressaltando que, conforme regulamento atual, cabe ao Ministério da Agricultura conduzir análises técnicas e propor medidas regulatórias adequadas. A associação ressalta a importância de uma abordagem baseada em evidências científicas sólidas e critérios técnicos bem fundamentados para a regulação de agrotóxicos, a fim de garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do setor agrícola brasileiro.

Fonte: Agro lInk

Autor do post