Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em torno de 120 pacientes são atendidos com cirurgia reparatória de cataratas em Itaipulândia

Os procedimentos foram realizados na cidade de Arapoti.

  • 18/02/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Em torno de 120 pacientes são atendidos com cirurgia reparatória de cataratas em Itaipulândia

Oferecer aos munícipes itaipulandienses oportunidades de melhoras na qualidade de vida. Este é um dos principais objetivos em diversas ações definidas pela atual administração de Itaipulândia.

Recentemente o Município, através da Secretaria de Saúde, implantou um mutirão de cirurgias de catarata beneficiando munícipes que aguardavam na fila há muito tempo. Conforme levantamento da Secretaria de Saúde existia uma fila com 168 pessoas aguardando cirurgia de catarata e no mês de outubro de 2023 foi dado início à um mutirão e até o momento em torno de 120 pacientes já foram atendidas.

Os procedimentos foram realizados na cidade de Arapoti e atualmente também estão sendo encaminhados pacientes para Foz do Iguaçu. Conforme dados repassados pela Secretaria de Saúde, em torno de 120 pacientes já foram atendidos e estão tendo o privilégio de ter uma visão mais viva, colorida e transparente.

CATARATA

A cirurgia de Catarata é indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação durante o procedimento.

A cirurgia pode ser realizada por meio do método de facoemulsificação, que consiste em uma pequena incisão no olho, fragmentando o cristalino opaco em pedaços bem pequenos, que são aspirados imediatamente.

A cirurgia de catarata não causa dor pois é aplicada anestesia local, por meio de colírio e dura aproximadamente 15 minutos. O pós-operatório será mais tranquilo se o paciente repousar e evitar movimentos bruscos com a cabeça, não comprimir ou coçar a região operada, evitar ambientes quentes e poluídos e proteger o olho de vapor, poeira, vento, shampoo e sabão.

Orientações ao paciente

Caso o paciente sinta dor, apresente olho vermelho ou qualquer outro desconforto após a cirurgia, o médico deve ser comunicado imediatamente. O acompanhamento pós-operatório e as consultas agendadas devem ser seguidos à risca.

Fonte: Assessoria

Autor do post