Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dois pontos do litoral paranaense estão impróprios para banho, diz IAP

  • 04/01/2016
  • Foto(s): Thais Kaniak / G1
Dois pontos do litoral paranaense estão impróprios para banho, diz IAP
O terceiro boletim de balneabilidade da temporada, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), nesta sexta-feira (1°), aponta que apenas dois dos 47 pontos do litoral do estado estão impróprios para banho. Os locais não recomendados são a Ponta da Pita, em Antonina e o rio Nhundiaquara, na altura do largo Lamenha Lins. O rio Morumbi, que estava impróprio para banho, pode ser frequentado por turistas esta semana.

Na região norte do Paraná, o Reservatório de Capivara, localizado em Primeiro de Maio, na região metropolitana de Londrina, que não tinha condições de balneabilidade há uma semana devido a floração de algas, foi considerado próprio para banho nesta sexta-feira.

Com isso, os 16 locais monitorados pelo IAP na costa oeste e norte do estado estão em boas condições para banho.

O monitoramento da qualidade da água no Litoral e Costas Oeste ??? entre elas as praias artificiais do Lago do Itaipu - e Norte avalia a concentração de bactérias que indicam a possibilidade de contaminação por esgoto sanitário, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As análises avaliam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer e qualquer contato.

As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas, ou seja, quando e onde há maior possibilidade de contaminação, explica o órgão. Além disso, são coletadas amostras de locais onde há maior probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar.

O IAP instala bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios para indicar os locais próprios e impróprios para banho. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul está em condições de balneabilidade.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533