Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Confirmada a primeira morte pela gripe H1N1 em Medianeira

  • 15/07/2016
  • Foto(s): Catve
Confirmada a primeira morte pela gripe H1N1 em Medianeira
Foi confirmada a primeira morte por H1N1 em Medianeira. O boletim da Secretaria da Saúde no Município apresentou dois casos de gripe neste mês, um de Influenza A (H1N1), e um de Influenza A (H1) Sazonal, este último veio a óbito, sendo que esta foi a primeira morte registrada pela variante H1 do vírus no estado do Paraná.

A diferente entre elas é que o vírus influenza sazonal circula causando doenças em humanos anualmente. Em regiões de climas temperados, os casos de influenza tendem a ocorrer sazonalmente nos meses de inverno, disseminando de pessoa a pessoa por meio de espirros, tosses ou contato com superfícies contaminadas.

Vírus influenza sazonal pode causar infecção branda a grave, inclusive óbito. Pessoas com alto risco de complicações graves incluem gestantes, idosos, crianças com menos de dois anos, pessoas imunocomprometidas e pessoas com alguma comorbilidade.

O vírus influenza sazonal evolui continuamente, possibilitando que as pessoas se infectem várias vezes durante a vida. Assim, os componentes da vacina sazonal são revisados frequentemente e atualizados periodicamente para assegurar a continua efetividade da vacina.

Existem 3 tipos de vírus influenza sazonais: influenza A, B e C. Os vírus influenza tipo A são divididos em subtipos de acordo com a variedade e combinação de duas proteínas de superfície, a hemaglutinina (HA ou H) e a neuraminidase (NA ou N).

Atualmente, influenza A (H1N1) e A (H3N2) são os subtipos sazonais que circulando. O vírus sazonal A (H1N1) é o mesmo vírus que causou a pandemia de influenza em 2009, e agora circula sazonalmente. Os vírus influenza tipo B que circulam sazonalmente são de duas linhagens diferentes, Victória e Yamagata, nomeadas de acordo com o local onde foram primeiramente identificadas.  

Os vírus influenza tipo C causam infecções mais brandas e estão associados com casos esporádicos. Por não ter impacto na saúde pública, esse tipo de vírus influenza não compõe a vacina sazonal contra influenza.

Dados atualizados da gripe divulgados na quarta-feira (13) pela Secretaria da Saúde mostram que o Paraná já registrou 978 casos da doença, sendo 907 de H1N1. Os números são a soma dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) registrados desde o início do ano.

Fonte: Catve

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533