Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bombeiros levaram 53 horas para controlar incêndio em empresas de Cascavel

O incêndio ocorreu nas empresas alimentícias às margens da BR 277.

  • 10/11/2023
  • Foto(s): Tarobá
  • Região
Bombeiros levaram 53 horas para controlar incêndio em empresas de Cascavel

O Corpo de Bombeiros de Cascavel divulgou um balanço dos trabalhos feitos durante 53 horas para controlar o incêndio nas empresas alimentícias às margens da BR 277.

Situação em 07 de novembro de 2023

Por volta das 10h50min funcionários da empresa ligaram no 193 para acionamento para um princípio de incêndio localizada na BR-277, Km 598, sentido Foz - Cascavel. As primeiras equipes do corpo de bombeiros de cascavel chegaram as 10h57min e imediatamente solicitaram apoio devido as dimensões do incêndio. 

Com isso, o Oficial de área, 1º Ten. QOBM Risardi, deslocou com a equipe do ABTR do quartel Central, carreta tanque, equipe do ABTR do Posto Tenente Edi, ambulância do posto Cabo Bonato para atendimento das vítimas intoxicadas pela fumaça. Além da solicitação de apoio das equipes do SAMU para atendimento de mais vítimas, equipes da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal para isolamento do local e controle do trânsito na marginal da BR-277. 

Imediatamente foi deslocado mais um ABTR do quartel central, mais 1 caminhonete para levar a mini escavadeira do 4º GB além de militares do expediente e folga que foram voluntariamente até o local para prestar todo o apoio possível para uma melhor resposta. 

Durante o decorrer do combate foi priorizado manter o isolamento das empresas adjacentes para que o fogo não se alastrasse, além de manter o combate nos barracões para evitar maiores estragos. 

Após uma análise pormenorizada das dimensões das estruturas e verificação do material que estava queimando, foram revezadas as equipes visto que o trabalho de extinção das chamas poderia ser prolongado noite a dentro. 

Conforme estipulado pelo comandante das equipes de combate ao incêndio, a extinção das chamas correria pela madrugada sem interrupções objetivando manter o local isolado sem oferecer mais riscos às equipes e também a outras empresas próximas. 


Situação em 08 de novembro de 2023

O trabalho de extinção das chamas por completo só será possível com o auxílio de máquinas pesadas, visto que toda a estrutura da cobertura da empresa cedeu e manteve focos do incêndio sob a mesma. Devido ao enorme risco de novos colapsos da estrutura algumas equipes foram direcionadas para pontos mais seguros da planta da empresa de maneira que o trabalho não fosse interrompido. 

Até as 8h, foram utilizadas cerca de 250 mil litros de água para o combate, cerca de 30 bombeiros estiveram revezando os trabalhos com 4 caminhões de incêndio, além do uso de 1 mini escavadeira.

Até o final da tarde (por volta das 17h), mais 50 mil litros de água foram utilizados, realizando o combate a focos espalhados no interior do galpão e o rescaldo em áreas nas quais é possível o acesso seguro pelas guarnições. Continua o revezamento de equipes no local da ocorrência.

As intervenções continuarão sendo realizadas no decorrer da noite e madrugada, mas não têm previsão de término.


Situação em 09 de novembro de 2023

As equipes do corpo de bombeiros permaneceram no trabalho do rescaldo durante toda a noite do dia 08 de nov. e madrugada do dia 09 com o revezamento das equipes para que o trabalho não fosse descontinuado. 

No meio da tarde de quarta-feira (8) conforme já sabido pela imprensa e noticiado em vários canais de comunicação, tivemos o atendimento de bombeiro militar que passou mal devido ao tempo de trabalho que já se encontrava na atividade, foi encaminhado para o atendimento em uma das casas hospitalares de Cascavel, mas no momento passa bem e não sofreu nenhuma sequela quanto a esse episódio especificamente. Lembrando que as equipes estão sendo monitoradas pelo comando da operação para que não haja excesso de tempo dos militares expostos ao trabalho de rescaldo. 

Ainda não temos previsão de término das operação, com a previsão de chuva para o dia de quinta-feira (9), muito provavelmente irá ajudar na extinção de chamas em locais de difícil acesso e de risco de colapso das estruturas, onde os bombeiros não podem chegar com maior facilidade, podendo ser finalizado o serviço ainda na data de hoje, após praticamente passadas 48 horas do início dos trabalhos no local. Até o presente momento foram utilizados cerca de 400 mil litros de água contabilizando a fase do combate ao incêndio e também do rescaldo. 


Encerramento da operação de rescaldo 

Após 53 horas de trabalho ininterruptos na empresa distribuidora de alimentos, o comandante da operação, juntamente com o comando do 4° GB decidiram por finalizar as atividades de rescaldo junto à empresa atingida pelo incêndio na última terça-feira (7), na cidade de Cascavel. Foi realizada um vistoria em toda a estrutura dos dois barracões atingidos e observado que não há possibilidade de aumento dos pontos de queima visto que restaram apenas alguns pontos de difícil acesso para as equipes do bombeiro e que se encontram de baixo da estrutura metálica do teto que colapsou devido a grande caloria do incêndio. Com isso as equipes estão realizando a manutenção de todos os equipamentos utilizados, bem como retornando para suas bases. 

A estrutura metálica que permanece no local com risco de queda passará para a responsabilidade dos proprietários visto que todo o trabalho do Corpo de Bombeiros já não se faz mais necessário. Foram utilizados cerca de 450 mil litros de água em toda a atividade no local. 

Fonte: Catve

Autor do post