Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Casa da Memória, em Itaipulândia, é opção de passeio com muito aprendizado

O contato vai além da exposição de peças históricas.

  • 28/10/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Casa da Memória, em Itaipulândia, é opção de passeio com muito aprendizado

Itaipulândia é rica em atrativos turísticos e possui opções para todos os gostos. No turismo religioso, o Monumento Nossa Senhora Aparecida, com 26 m de altura, é o destaque. Apaixonados por praia, podem ir ao Balneário Jacutinga e se cantar com as belezas do Lago de Itaipu. Quem curte se aventurar em tobogãs, deve experimentar o parque aquático Itaipuland, com piscinas quentes e frias. 

Já o público que prefere um passeio com uma boa dose de conhecimento, deve visitar a Casa da Memória. Começando pelo prédio, construído no início da década de 1980, antes da formação do Lago de Itaipu, para abrigar a subprefeitura de São Miguel do Iguaçu. 

O espaço também recebeu órgãos públicos como correio, cartório, destacamento da polícia militar, do extinto distrito de Itacorá e também funcionou como a primeira prefeitura de Itaipulândia de 1993 a 2002. 

Os objetos, fotografias, moedas e curiosidades são fontes que retratam a história da formação do município de Itaipulândia. Atualmente, a Casa da Memória está sob a coordenação da professora Iria Bruch Böhm, que recebe e atende a todos os visitantes com muita atenção e dedicação. 

O contato vai além da exposição de peças históricas. Durante o passeio, os visitantes são guiados pela curadora, que cataloga, organiza e trata da apresentação dos objetos. Com o professor Rodson Scarpatto, Iria publicou o livro “Itaipulândia, Seu Povo, Sua Origem, Sua História” e, agora, também coordena o projeto “Itaipulândia — Histórias Vividas, Histórias Contadas”, mais um resgate e registro da memória do povo itaipulandiense.

“Este espaço foi pensado para resgatar, proteger, restaurar, ordenar, classificar e divulgar a história de Itaipulândia e região. Gosto muito de atender ao público, principalmente, grupos de estudantes. Conhecer o passado é uma forma de preparar as novas gerações para o futuro” — comenta Iria. 

SERVIÇO

A Casa da Memória está localizada na Rua Sete de Setembro, 2059, em Itaipulândia (PR). O telefone é 3559-1240. Além do horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, o espaço está aberto sempre no último sábado do mês, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas.


Fonte: Assessoria

Autor do post