Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Domingo (22), os argentinos vão às urnas para escolher o novo presidente

O voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.

Domingo (22), os argentinos vão às urnas para escolher o novo presidente

No próximo domingo (22), será realizado o primeiro turno das eleições gerais na Argentina. Além do sucessor de  Alberto Fernandéz, os nossos vizinhos também vão votar para deputados e senadores. Na Província de Missiones, onde está Porto Iguaçu, serão escolhidos quatro deputados nacionais e três senadores.

Para a presidência, de acordo com as pesquisas, três nomes aparecem na liderança: o economista Javier Milei, do Liberdade Avança;  Patricia Bullrich, da coalizão Juntos pela Mudança e o atual ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, peronista do União pela Pátria.

Os nomes dos candidatos foram confirmados após resultado das Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso), realizadas em agosto. Na votação, Milei conquistou o primeiro lugar, com 29,86%, seguido pela coalizão Juntos pela Mudança, de Bullrich (28%) e, em terceiro lugar, ficou a União pela Pátria, de Massa (27,28%).

A votação será das  8h às 18h e, em caso de segundo turno para definir o presidente e o vice, a eleição será realizada no dia 19 de novembro. O voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.

Na Argentina, para vencer no primeiro turno, o candidato precisa garantir mais de 45% dos votos ou mais de 40% desde que com uma diferença superior a 10 pontos percentuais para o segundo colocado. Se essas proporções não forem atingidas, os dois com mais votos vão para o segundo turno.

O radialista Nicolás Antonowicz, da Rádio Yguazú, de Porto Iguaçu, participou de uma conversa durante o Jornal da Cultura. Ele disse que disputa está bem acirrada e os institutos de pesquisa estão cautelosos com a divulgação sobre a intenção de votos.

Mesmo com as eleições, os turistas poderão visitar os atrativos turísticos, tranquilamente. A única restrição, a exemplo do Brasil, é em relação a venda e consumo de bebidas alcoólicas.

Fonte: Rádio Cultura

Autor do post

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Categorias relacionadas