Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria de Educação de Itaipulândia realiza teste para qualificar a leitura dos alunos do 1º ao 5º ano

Participaram também deste processo as direções e coordenações das escolas, além dos pequenos leitores.

  • 27/03/2023
  • Foto(s): Assessoria Itaipulândia
  • Região
Secretaria de Educação de Itaipulândia realiza teste para qualificar a leitura dos alunos do 1º ao 5º ano

A leitura é essencial na formação dos cidadãos. Ela abre as portas da imaginação para compreender o mundo, suas culturas, regras, formas de viver e de compartilhar o conhecimento. Por isso, o hábito da leitura precisa ser desenvolvido desde a infância, a partir dos anos iniciais da formação infantil. 

Visando ter maior consciência sobre a qualidade da leitura dos pequenos, a Secretaria de Educação realizou a verificação do nível de fluência leitora dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Participaram também deste processo as direções e coordenações das escolas, além dos pequenos leitores.  

As atividades ocorreram a partir de cronograma previamente organizado e encaminhado às instituições de ensino, realizadas nas escolas Carlos Gomes, Dona Leopoldina, João Lorini e Rondônia. As avaliações foram realizadas de forma presencial em cada instituição. Os resultados de cada aluno, de cada turma, e o geral de cada escola e do município, foram repassados para a equipe pedagógica dos estabelecimentos de ensino. 

“As atividades de fluência em leitura foram realizadas para verificar o nível de decodificação dos alunos do município para identificação das principais defasagens. Os dados levantados auxiliarão a equipe da Secretaria de Educação e as equipes gestoras das instituições de ensino a planejar ações e intervenções que possam ser desenvolvidas no decorrer do ano letivo, buscando aprimorar o ensino e consequentemente a aprendizagem dos estudantes” – explica a secretária de Educação, Verônica Szerwieski Rui.

Fonte: Assessoria Itaipulândia