Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipulândia irá implantar novos indicadores ambientais para áreas permanentes de proteção

Dos municípios lindeiros, Itaipulândia é o segundo com maior faixa de Área de Preservação Permanente (APP), com aproximadamente 4.465,3 hectares.

  • 08/02/2023
  • Foto(s): Assessoria Itaipulândia
  • Região
Itaipulândia irá implantar novos indicadores ambientais para áreas permanentes de proteção

A Secretaria de Meio Ambiente realizou, na última sexta-feira (03), reunião para definir contratação de empresa para o Plano Municipal do ICMS Ecológico. Dos municípios lindeiros, Itaipulândia é o segundo com maior faixa de Área de Preservação Permanente (APP), com aproximadamente 4.465,3 hectares. 

Por isso, a Secretaria e a Administração Municipal vêm buscando alternativas para incluir essas áreas no ICMS Ecológico. Essa reunião teve como objetivo a discussão de contração da empresa com uma nova proposta de serviços, como a implantação de indicadores ambientais que aumentem a segurança das áreas de proteção.

Conforme explica o Instituto Água e Terra (IAT) “O ICMS Ecológico é um remanejamento de receita tributária, com base na proteção ambiental, que um determinado Município aplica no seu território”. Portanto, o valor recebido pelos Municípios por ICMS Ecológico dependerá do seu próprio comprometimento com a preservação das suas unidades de conservação e mananciais.

Estiveram presentes na reunião Luciane Paulino Pereira, secretária de Meio Ambiente; Rosenei Zaleski, engenheira Ambiental; Cleide Inês Griebeles Prates, prefeita de Itaipulândia e representantes da Empresa Nativas Brasil, Marcelo Lubas e Leila Lubas.

Fonte: Assessoria Itaipulândia