Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Audiência termina sem acordo e Samu pode entrar em greve no sudoeste

  • 29/06/2016
  • Foto(s): Divulgação
Audiência termina sem acordo e Samu pode entrar em greve no sudoeste
A audiência de conciliação dos dissídios coletivos que envolvem os motoristas e técnicos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Sudoeste do Paraná, realizada nesta terça-feira (28) na sede do TRT-PR, terminou sem acordo.

Os dissídios foram ajuizados pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que gerencia o serviço na região, motivados pelo indicativo de greve das categorias. Nos dois processos, discute-se um novo acordo coletivo de trabalho para motoristas e técnicos socorristas do Samu. Em ambos os casos já houve conciliação parcial, onde foi concedido reajuste salarial de 11,08%, equivalente ao cálculo da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O principal impasse que ainda não foi resolvido diz respeito ao percentual de reajuste do piso-salarial. O Ciruspar alegou não ter condições de atender à requisição dos trabalhadores, mas que tem se esforçado para obter recursos junto aos governos estadual e federal.

Uma reunião de prefeitos das bases descentralizadas do Samu na região deve acontecer até sexta-feira (1º) para discutir as reivindicações dos motoristas e técnicos socorristas. No sábado (2) pela manhã, trabalhadores e Ciruspar têm agendado um encontro para avaliar as propostas de ambos os lados. Caso não haja consenso, a partir de segunda-feira (4) os trabalhadores entrarão em greve.

Caso a paralisação aconteça, ficou determinado pela Justiça que, das 16 ambulâncias em operação no sistema, oito deverão funcionar (quatro delas referentes ao atendimento avançado - UTI Móvel e quatro de atendimento básico). A desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, que presidiu a sessão, concedeu também prazo para que as partes juntem ao processo as suas defesas e respectivas manifestações.

O Ciruspar é responsável pelo atendimento dos casos de urgência médica de 42 municípios da região Sudoeste do Paraná, onde vivem cerca de 480 mil habitantes.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533