Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cresol Conexão recebe visita de integrantes de cooperativas do Equador

O encontro faz parte do convênio que apoia a formação, capacitação e inclusão financeira de países que enfrentam dificuldades sociais e econômicas.

  • 25/11/2022
  • Foto(s): Alessandro Kunhaski
Cresol Conexão recebe visita de integrantes de cooperativas do Equador

Integrantes das cooperativas FINANCOOP e CACMU do Equador visitaram a sede administrativa da Cresol Conexão, em Medianeira, no oeste do Paraná, na manhã de sexta-feira (25). O encontro faz parte do convênio que apoia a formação, capacitação e inclusão financeira de países que enfrentam dificuldades sociais e econômicas, através da Infocos Agri-agência (da própria Cresol),  é responsável por uma rede de organizações não governamentais atuando em oito países na Europa (Bélgica, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia), Canadá na América do Norte e Brasil na América do Sul. 

Em solo brasileiro a Cresol abraçou a causa e através dos intercâmbios consegue disponibilizar também o compartilhamento de informações e ideias do cooperativismo. Com preocupação de desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada. Durante a visita os equatorianos puderam também conhecer a estrutura e o mecanismo de trabalho efetuado na região oeste paranaense. O presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto, diz estar feliz com a oportunidade de compartilhar o conceito de cooperativismo com os visitantes. 

A comitiva do Equador é composta por seis integrantes, pela FINANCOOP, Janeth Erazo, David Guerra, Germania Gallardo e Rosana Quilachamin. Pela CACMU, Jeanet Chavez e Estiwar Hidrobo. Visitando o Brasil pela primeira vez, Janeth Erazo, contou sobre a dimensão do encontro com os brasileiros e de que forma também, no Equador, está sendo feito o trabalho de integração das mulheres com mais presença no cooperativismo. E com bom humor afirmou que vai fazer uma pausa para assistir a seleção de seu país hoje na Copa do Mundo do Catar.

 

 Além da sede administrativa, a comitiva do Equador visitou agências da Cresol, propriedades rurais com modelo de gestão diversificada, sustentável e com sucessão familiar. Depois eles seguiram para Foz do Iguaçu onde a visitas continuaram no setor empresarial. A sexta-feira será fechada com a visita ao Marco das Três Fronteiras, ponto turístico iguaçuense que permite a visualização do limite entre Brasil, Argentina e Paraguai. No sábado (26) se despedem do país participando com a Cresol do 5º Congresso Empresarial Paranaense que está sendo realizado em Foz.

 Conheça o trabalho da AgriCord

Criada em 2003, a AgriCord é uma rede de “agri-agências” – organizações não governamentais de cooperação – que visa minimizar a pobreza e integrar organizações de agricultores da Bélgica, Canadá (Quebec), Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e agora o Brasil. A entidade coopera com organizações de mulheres, jovens, cooperativas e empresas agrícolas.







Fonte: Costa Oeste News