Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vigilância Epidemiológica de Itaipulândia publica novo relatório do Levantamento de Índice Rápido de Aaedes Aegypti

Desta vez o LIRA foi realizado nos bairros Jardim Moday, Jardim Ipê, Curitibano, Belo Horizonte e Centro entre os dias 12 a 15 de setembro.

  • 22/09/2022
  • Foto(s): Assessoria Itaipulândia
  • Região
Vigilância Epidemiológica de Itaipulândia  publica novo relatório do Levantamento de Índice Rápido de Aaedes Aegypti

A Secretaria de Saúde divulgou, através da Vigilância Epidemiológica de Itaipulândia o novo levantamento do Levantamento de índice Rápido de Aedes Aegypti. O LIRA, conforme é chamado comumente, é realizado pelos agentes de endemia do município através da visita nas residências.

Desta vez o LIRA foi realizado nos bairros Jardim Moday, Jardim Ipê, Curitibano, Belo Horizonte e Centro entre os dias 12 a 15 de setembro. As fortes chuvas, infelizmente, atrapalharam a obtenção de resultados, uma vez que a cada vez que chove há formação de novos focos do mosquito. Ao todo, 228 imóveis foram visitados para a formulação do relatório.

“O resultado do LIRA ficou 1,3%, o que é considerado um índice relativamente baixo. Contudo, é necessário reforçar os cuidados para a população, uma vez que a dengue é uma doença gravíssima que pode matar a qualquer momento. Podemos melhorar ainda mais, destinando os resíduos para o local adequado, evitando água empoçada em pratinhos de plantas, garrafas e pneus, além de outros cuidados como manter a caixa d’água sempre limpa” – comenta o diretor de Vigilância em Saúde, Paulo Veloso.

O Levantamento de Índice Rápido é o programa determinado pelo Ministério da Saúde que tem por objetivo a realização de uma pesquisa e coletas, para saber o número de infestação do mosquito Aedes Aegypti nos municípios.

Fonte: Assessoria Itaipulândia

Colunistas

Cidades relacionadas

Categorias relacionadas