Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Meu cão morde tudo, o que fazer?

Existem cães mais sapecas do que outros. Entre eles, aqueles que não podem ver um sapato, uma almofada ou qualquer outra coisa pela frente, que já desejam morder ou roer.

Meu cão morde tudo, o que fazer?

Existem cães mais sapecas do que outros. Entre eles, aqueles que não podem ver um sapato, uma almofada ou qualquer outra coisa pela frente, que já desejam morder ou roer.

Apesar de ser mais comum entre os filhotes e os pets mais jovens, cães adultos que não foram educados também podem ter esse hábito de morder. Esse comportamento tem algumas explicações bem fáceis de entender.

Quando a dentição do pet está em crescimento, ele morde as coisas como forma de explorar o ambiente e de aliviar o desconforto natural das gengivas nesta fase. Isso ocorre até os 6 meses, mas o hábito pode durar até o cão se tornar mais maduro, com cerca de 2 anos.

Outro motivo é o sedentarismo. Seu cão pode simplesmente não estar se exercitando o quanto deveria! Essa "energia acumulada" faz com que ele morda as coisas para relaxar ou até chamar a sua atenção. Morder também é uma maneira de aliviar a frustração para pets que ficam muito sozinhos e podem sofrer de ansiedade de separação.

 A boa notícia é que, com paciência e carinho, esse problema pode ser controlado. Uma ótima dica é direcionar a atenção do animal para outra coisa. Por exemplo, deixe brinquedos de borracha ao seu alcance, para que ele se distraia com eles, em vez de estragar as coisas da casa.



 Outra sugestão é se antecipar ao problema! Basta dedicar um tempinho para brincar com o seu pet. Leve-o para passear diariamente e faça atividades divertidas, com bolas ou escondendo objetos, por exemplo. Estas são atividades prazerosas, que fazem com que ele gaste energia e se sinta amado.

Ao perceber que o pet vai morder algo, seja firme: aponte em sua direção e diga "Não!". Ao perceber que ele parou, ofereça um brinquedo que ele possa morder. Elogie e reforce o comportamento positivo sempre que ele ocorrer.

Mas, se você já tentou de tudo e ainda assim o seu pet continua mordendo, consulte o seu veterinário. Ele ajudará a entender o que está acontecendo e, se for o caso, poderá até recomendar um especialista em comportamento animal, para acabar com esse hábito - cuja solução, não se esqueça, envolve também você!

Fonte: Luana Comeron