Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipulândia recebeu visita técnica regional para GMEA

A gestora ambiental Raquel Simon representou Itaipulândia e acompanhou toda a programação.

  • 12/07/2022
  • Foto(s): Assessoria Itaipulândia
  • Região
Itaipulândia recebeu visita técnica regional para GMEA

Gestores municipais de educação ambiental de 15 municípios da região Oeste do Paraná e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul) participaram nesta sexta-feira (08) da 5ª visita técnica aos municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia. Esteve contemplado o eixo ‘Gestão por Bacia Hidrográfica e Turismo Rural’, pelo Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, por meio do convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território.

A gestora ambiental Raquel Simon representou Itaipulândia e acompanhou toda a programação e a Secretária de meio Ambiente Luciane Paulino Pereira esteve no encerramento das atividades junto ao Monumento de Nossa Senhora Aparecida, onde fez uma explanação sobre o histórico de nosso município, pontos turísticos e programas que se destacam, enfatizando a importância do Convênio com a Itaipu Binacional.

A programação iniciou com café da manhã no Sítio Silva, uma propriedade voltada ao turismo rural em Santa Helena. Na sequência houve visitação e explanação sobre práticas conservacionistas na readequação de estradas, conservação de solo e recuperação de nascentes. Outro destaque foi a eficiência energética, com visita a uma propriedade modelo na instalação de biodigestores e energia fotovoltaica.

O almoço foi servido no Recanto Familiar Sonho Meu, de Santa Helena. No período da tarde a comitiva foi aos municípios de Missal e Itaipulândia onde foram conhecidos modelos de abastecedouros, asfaltamento de estradas com TST (tratamento superficial triplo) e calçamento poliédrico, além de mata ciliar no Rio São João e diálogo sobre modelo de gestão por bacias hidrográficas.

O encerramento ocorreu com café da tarde, servido pela Associação dos Agricultores Orgânicos de Missal (Apromis), no monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia. 

Parceria

Dentro de parceria, por um termo de cooperação técnica, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), certifica o processo formativo teórico e prático como projeto de extensão universitária pelo campus de Marechal Cândido Rondon, por intermédio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), através do mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS).

Aliar teoria e prática está dentro da metodologia. “As experiências vividas pelos educadores nestas formações além de promover o aperfeiçoamento técnico, contribuem para uma formação integral, necessária a todos, especialmente aos educadores ambientais”, ressalta Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional.


Fonte: Assessoria Itaipulândia com Informações da Assessoria do Conselho dos Lindeiros.