Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Casa da Memória é espaço para visitar o passado e conhecer a riqueza da história de Itaipulândia

Para promover a preservação histórica e cultural da cidade, o local promove, com as escolas da Rede Municipal de Ensino, visitas técnicas para os alunos dos 2º e 3º anos.

  • 14/06/2022
  • Foto(s): Assessoria Itaipulândia
  • Região
Casa da Memória é espaço para visitar o passado e conhecer a riqueza da história de Itaipulândia

A Casa da Memória, museu municipal de Itaipulândia, abriga mais de 500 artefatos que narram a história da cidade, desde muito antes de Aparecidinha, dos tempos de Itacorá. Para promover a preservação histórica e cultural da cidade, o local promove, com as escolas da Rede Municipal de Ensino, visitas técnicas para os alunos dos 2º e 3º anos. 

Primeiro, no auditório, é trabalhado sobre a finalidade / objetivo da Casa da Memória de resgatar, restaurar, preservar e divulgar o acervo. Em seguida, os pequenos aprendem sobre as fontes históricas que compõe o acervo (objetos, fitas de áudio, roupa, jornais, revistas, fotos, documentos, mapas, entre outros). Por fim, as turmas visitam e conhecem o acervo exposto, destacando objetos e ferramentas de trabalho utilizados o processo de colonização do município.

A professora Iria Bruch Böhm, responsável por este trabalho, comenta que “os estudantes conseguem ampliar seus conhecimentos acerca da história do município, complementando e ampliando o trabalho dos professores em sala de aula. As fontes históricas que compõe a o cervo da Casa da Memória possibilitam investigar, conhecer e compreender o passado do território que hoje chamamos de Itaipulândia. Fontes históricas são pistas, vestígios, marcas que uma pessoa ou um povo deixa ao viver em determinado lugar e época”.

Até o momento, já passaram por lá alunos das escolas municipais Rondônia, Dona Leopoldina e Carlos Gomes. Qualquer instituição que deseje realizar uma visita técnica à Casa da Memória pode entrar em contato e agendar com a professora Iria. A Casa da Memória está localizada na Rua Sete de Setembro, 2059. Telefone 3559-1240. 

Fonte: Assessoria Itaipulândia