Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cafeicultoras do oeste paranaense sonham em aumentar produção de cafés especiais

A dedicação e o trabalho dessas mulheres resultam, a cada ano, em lotes de cafés especiais, regado de aroma, sabor e legado.

Cafeicultoras do oeste paranaense sonham em aumentar produção de cafés especiais

No último episódio mostramos o trabalho de um grupo de mulheres que está resgatando a cafeicultura nos municípios de Jesuítas, Formosa do Oeste e Iracema do Oeste.  E como estás mulheres com criatividade e resiliência estão conseguindo cultivar um dos melhores cafés do Paraná. Mas, a produção ainda é pequena, porém o sonho de crescer é grande. 


O grupo é auxiliado pelo IDR-Paraná e logo foi estimulado a participar de concursos no estado, ganhando visibilidade e reconhecimento. As cafeicultoras também recebem apoio do governo municipal de Jesuítas.

Mas, para o café alcançar um padrão de qualidade é necessário antes superar três etapas. Primeiro, os grãos são pesados, para depois serem classificados, dentro de uma amostra de 300 trezentos gramas, por exemplo, são separados os grãos verdes, pretos, ardidos, brocados ou mal granados. Chegando assim até a última etapa.

As cafeicultoras estão ajudando a resistir o avanço de outras culturas e mantendo a tradição.  A dedicação e o trabalho dessas mulheres resultam, a cada ano, em lotes de cafés especiais, regado de aroma, sabor e legado. 


Fonte: COSTA OESTE NEWS