Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reflexos do temporal no Paraná ainda afetam o abastecimento de água em cidades e distritos

Falta de energia ainda compromete a produção e distribuição de água principalmente no Oeste e Noroeste.

Reflexos do temporal no Paraná ainda afetam o abastecimento de água em cidades e distritos

O temporal que atingiu o Paraná novamente neste fim de semana deixou muitas cidades do Estado sem energia e, por consequência, com o abastecimento comprometido. Na região Oeste, continuam sem energia as unidades de produção e distribuição de água de Campo Bonito, Ibema, Braganey, Corbélia, Céu Azul, Matelândia, Ramilândia e dos distritos de Rio do Salto, em Cascavel, Longuinópolis, em Braganey, e Mato Queimado, em Guaraniaçu. Ainda não há previsão.

Em Foz do Iguaçu a estação elevatória que abastece a região da Cidade Nova está sem energia, afetando o abastecimento nas regiões mais altas.  Um dos poços que abastecem os moradores de Missal continua sem energia, o que afeta o abastecimento em toda cidade. Na cidade de Medianeira a falta de energia atinge dois poços e uma estação elevatória de água. A Sanepar está fazendo manobras no sistema para que não falte água.

O sistema de abastecimento de Terra Roxa está operando com gerador. Não deve faltar água. Em Vera Cruz do Oeste a energia retornou na manhã desta segunda-feira (25), porém a retomada do abastecimento se dará gradativamente ao longo do dia. No município está desabastecido ainda o distrito de São Sebastião porque o poço está sem energia. Em Diamante do Oeste está sendo instalado um gerador para voltar a produção de água. Porém a normalização do abastecimento será durante o dia. Os distritos de Dois Irmãos, em Toledo, e São Judas Tadeu, em São Pedro do Iguaçu, permanecem desabastecidos e sem energia.

NOROESTE - Na região de Campo Mourão, estão com o abastecimento afetado pela falta de energia a cidade de Goioerê e o distrito de Jaracatiá, o distrito de Primavera do Oeste, em Juranda, e o distrito de Bourbonia, em Barbosa Ferraz.  A energia voltou no poço em Farol, porém o sistema de tratamento continua sem a energia o que impossibilita a produção e distribuição de água. Na cidade de Araruna a estação de tratamento de água está parada pela falta de energia. O desabastecimento pode atingir toda cidade. Em Campo Mourão, pode ocorrer baixa pressão nas redes ou falta temporária de água em razão do alagamento na captação e em um dos poços.

No município de Paranavaí estão comprometidos os sistemas de abastecimento na Vila Rural Águia Dourada e os distritos da Graciosa e Mandiocaba. Todos pela falta de energia. Na mesma região continuam com falta de energia as unidades de produção de água de Paranacity, Santo Antônio do Caiuá e Nova Londrina. O distrito de Icatu, no município de Querência do Norte, também apresenta falta temporária de água pela falta de energia. Amaporã e Guairacá voltaram a ficar sem energia nesta segunda-feira, comprometendo o abastecimento de forma generalizada.

Na regional de Umuarama a falta de energia afeta o abastecimento em toda cidade de Tapira. Em Indianópolis e São Manoel do Paraná a energia havia retornado, porém voltou a faltar, afetando o abastecimento em todas as regiões das duas cidades. Em São Tomé, Xambrê e Perobal o fornecimento de água está sendo feito de forma parcial porque algumas unidades continuam sem energia.

Na região de Maringá, o distrito Iguatemi, em Maringá, está sem energia. Um caminhão-pipa está auxiliando no abastecimento e um gerador está sendo locado para energizar o sistema. Floraí está com o abastecimento comprometido, já que tem um poço ainda sem energia. A Sanepar está com caminhão-pipa reforçando níveis dos reservatórios. O sistema de Ourizona está sem produção de água por falta de energia. Os demais sistemas de produção e distribuição de água de Maringá estão operando normalmente nesta segunda-feira (25). No entanto, como os níveis dos reservatórios foram afetados por causa da queda de energia, alguns locais estão com dificuldade pontual. Técnicos estão percorrendo bairros para conferir a pressão na rede de distribuição. A orientação é que o cliente ligue no 0800 200 0115 para que a Sanepar possa localizar os problemas e agilizar a resolução.

Na região de Londrina, o desabastecimento atinge as cidades de Itaguajé, Santa Inês e Primeiro de Maio, além dos distritos Bentópolis (Guaraci), Santa Margarida e Santa Terezinha (Bela Vista do Paraíso), Campinho (Arapongas) Jacutinga e Alto Porã (Ivaiporã) e Warta (Londrina). Nestas localidades, o abastecimento está prejudicado, parcial ou totalmente.

Também é solicitado o uso racional da água em cidades onde foi possível retomar o abastecimento, mas os níveis dos reservatórios se encontram em recuperação. São elas: Rolândia, Florestópolis e Novo Itacolomi.

Fonte: Sanepar