Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipulândia: suspensa licitação de instituição para aplicações financeiras

A cautelar foi concedida por despacho do conselheiro Ivan Bonilha.

  • 28/09/2021
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Itaipulândia: suspensa licitação de instituição para aplicações financeiras

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu medida cautelar que suspende licitação do Município de Itaipulândia (Região Oeste) para a contratação de instituição bancária para gerenciar as aplicações financeiras do município. A medida foi tomada em razão de indícios de irregularidade em relação ao edital do pregão possibilitar a contratação de cooperativa de crédito para a prestação do serviço.

A cautelar foi concedida por despacho do conselheiro Ivan Bonilha, na última segunda-feira (27 de setembro) e homologada na sessão ordinária nº 31/21 do Tribunal Pleno, realizada por videoconferência nesta quarta (29).

O TCE-PR acatou Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formulada por empresa em face do Pregão Eletrônico nº 141/21 da Prefeitura de Itaipulândia, por meio da qual apontou que as aplicações financeiras são consideradas como disponibilidade de caixa. Assim, a representante alegou que não seria possível a contratação de cooperativa de crédito para a prestação do serviço, pois há uma agência do Banco do Brasil no município.

Para a concessão da medida cautelar, Bonilha lembrou que o artigo 164, parágrafo 3º, da Constituição Federal dispõe que as disponibilidades de caixa da União serão depositadas no Banco Central; e as dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e dos órgãos ou entidades do poder público e das empresas por ele controladas, em instituições financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

O relator frisou que disponibilidade de caixa é conceito oriundo das ciências contábeis que representa os valores pecuniários de propriedade do ente da federação, como aplicações financeiras, poupança e outros ativos.

O conselheiro ressaltou que a jurisprudência do TCE-PR é no sentido de que os valores que compõem as disponibilidades de caixa devem ser depositados em instituição financeira oficial, a não ser que não haja tal instituição no município. Ele salientou que esse entendimento está expresso em respostas a Consultas ao Tribunal (Acórdão nº 1811/18 e Acórdão n.º 2053/19, ambos do Tribunal Pleno)

Finalmente, Bonilha determinou a intimação do município, para ciência e cumprimento da medida liminar; e a sua citação, da prefeita, do secretário de Finanças e da pregoeira municipal para que apresentem defesa no prazo de 15 dias. Os efeitos da cautelar perduram até que seja tomada decisão de mérito no processo, a não ser que a medida seja revogada antes disso.

Fonte: TCE-PR

Autor do post