Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Funcionários da Funpar fazem greve no maior hospital público do Paraná

  • 06/06/2016
  • Foto(s): Bruno Fávaro / RPC
Funcionários da Funpar fazem greve no maior hospital público do Paraná
Funcionários do Hospital de Clínicas (HC) contratados pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 7h desta segunda-feira (6). Eles são contra o último reajuste salarial de 5,2% apresentado pela universidade e pedem aumento de 20,16%.

O HC é o maior hospital público do Paraná e atende, anualmente, mais de 1 milhão de pessoas. Os serviços de urgência e emergência estavam sendo atendidos normalmente. Contudo, quem já tinha consulta agendada, pode ter uma espera maior. Por volta das 9h, a fila para agendamento de consultas ambulatoriais e de exames passava de 100 pessoas.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público do Paraná (Sinditest-PR), a contraproposta não cobre nem metade da inflação acumulada no período de maio de 2015 a maio de 2016, mês em que deveriam ter sido concluídas as negociações do acordo coletivo.

"Embora ainda não tenham sido divulgados os números oficiais da inflação de maio deste ano, a projeção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é que a soma dos últimos 12 meses fique em 9,97%", declarou o Sinditest.

Ainda de acordo com o Sinditest, dos 3.132 funcionários contratados pela Fumpar, pelo menos 850 adediram ao movimento grevista.

A última greve da categoria foi em maio deste ano. Os trabalhadores reclamaram da recusa da administração da Funpar de negociar com a diretoria do sindicato o acordo coletivo de trabalho. 

Crise financeira

Em crise e sem dinheiro para custear as despesas, recentemente o HC e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba, criaram uma campanha chamada "Anjos pela Vida" para arrecadar dinheiro.

O HC recebe aproximadamente R$ 8 milhões por mês. Entretanto, precisa de mais R$ 3,8 milhões para não fechar as contas no vermelho. No maior hospital público do Paraná, a defasagem de leitos em virtude da falta de recursos chega a 40%.

Há ainda problemas de abastecimentos de materiais e medicamentos básicos para o funcionamento de um hospital. ???Aqueles setores mais sofisticados, onde têm tratamentos mais difíceis, sofrem um pouco mais com essa dificuldade financeira da atualidade???, afirmou Flávio Tomasich, que é superintendente do HC.

Para apoiar o HC e a maternidade, os interessados podem entrar em contato pelo email contato@anjospelavida.com.br ou pelo telefone (41) 3091-1000.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533