Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

ONGs de animais devem receber créditos do 'Nota Paraná' em junho

  • 04/06/2016
  • Foto(s): Karen Melo/Ascom PMC
ONGs de animais devem receber créditos do 'Nota Paraná' em junho
Entidades de proteção animal do Paraná devem começam a receber os primeiros créditos do Programa Nota Paraná até o fim deste mês, conforme informou o governo estadual na manhã desta sexta-feira (3).

Ao todo, estão cadastradas 12 organizações não-governamentais (ONGs) do segmento, de sete cidades paranaensens. Ainda de acordo com o Governo do Estado, por enquanto, não se sabe o valor total das primeiras doações.

Com o Nota Paraná, os consumidores podem receber de volta até 30% do Imposto de Contribuição sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), pago em estabelecimentos comerciais paranaenses.

Para ajudar os animais abandonados e amparados pelas ONGs, o consumidor deve doar às instituições as notas fiscais pedidas no momento da compra sem solicitar o registro do CPF no documento. Com o CPF na nota fiscal, os créditos vão para o próprio consumidor e não podem ser doados.

Instituições sem fins lucrativos das áreas de assistência social, saúde, segmento esportivo, cultura e proteção animal foram incluídas, em fevereiro de 2016, como beneficiários dos créditos do Programa Nota Paraná. O cadastramento começou em março.

Além de resgatar os créditos dos consumidores, as entidades sem fins lucrativos também participam dos sorteios do Nota Paraná a cada R$ 50 acumulados.

Como transferir créditos

Não há valor mínimo ou máximo e a transferência pode ser feita de duas formas.

Na primeira opção, o consumidor pede a nota fiscal, sem informar o CPF, e depois faz o registro no sistema ??? pelo aplicativo do programa ou pelo site do Nota Paraná ??? e informa o número da nota fiscal e da instituição que quer ajudar.

A outra opção é pedir uma nota, não registrar o CPF, e entregá-la diretamente a uma ONG cadastrada ou, ainda, depositar o documento em urnas disponibilizadas pelas instituições em estabelecimentos comerciais.

Em Curitiba, há três ONGs de Proteção Animal cadastradas para receber créditos dos consumidores. Londrina, na região norte, tem duas e as demais estão em Jacarezinho e Bandeirantes, também no norte; Irati, na região central; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; e Corbélia e Marechal Cândido Rondon, no oeste.

Para estimular o cadastramento e a participação das instituições no Nota Paraná, a coordenação do programa percorre várias regiões do Estado e promove palestras sobre como fazer cadastro no programa.

Em 7 de julho, deve ser feita uma reunião específica para as ONGs de proteção animal de Curitiba e Região Metropolitana, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Como cadastrar a instituição

Para fazer o cadastro da instituição, é necessário apresentar requerimento junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (na Rua Desembargador Motta, 3384, Mercês, Curitiba) e enviar os seguintes documentos:]

1 - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ??? CNPJ;
2 - Razão Social e Nome Fantasia;
3 - Endereço;
4 - CPF do representante legal, e-mail e telefone da entidade;
5 - Certificado de Entidade ou Título de Utilidade Pública;

Mais informações devem ser solicitadas pelo e-mail reda@sema.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3304 7748. No portal Nota Paraná, também existe um menu para "Entidades", com outras informações.

Veja abaixo as instituições que já podem ser ajudadas:

Associação Defensora Dos Animais - Londrina;
SOS Vida Animal - Londrina;
Associação Do Amigo Animal - Curitiba;
Associação Vida Animal - Associação Vida Animal - Curitiba;
Quatro Patas - Curitiba;
Sociedade Protetora de Animais de Curitiba - Curitiba
Associação Protetora Dos Animais - Bandeirantes
Associação Protetora Dos Animais De Ponta Grossa - Ponta Grossa;
Proteção Animal - Corbélia;
Grupo De Amparo e Proteção Animal Arca De Noé - Marechal Cândido Rondon;
ONG Bicharedo - Jacarezinho;
SOS Amigo Bicho - Irati.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533